Rogério Cruz fortalece estratégia de estar próximo ao povo 

Prefeito, que tem projeto de reeleição, busca viabilizar-se ante a aliados e partidos

Postado em: 13-09-2023 às 08h30
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Rogério Cruz fortalece estratégia de estar próximo ao povo 
Prefeito, que tem projeto de reeleição, busca viabilizar-se ante a aliados e partidos | Foto: Reprodução

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), e a sua equipe, têm levado a sério a máxima de que, para ter sucesso no projeto de reeleição, é preciso andar lado a lado com quem tem o poder do voto: o povo goianiense. Cruz vai estar presente na 6ª edição do Programa “Intensifica Saúde Goiânia”, nesta quarta-feira (13/9), que ocorre, em 79 unidades de saúde instaladas na capital, das 8h às 17h.

Desde o início da gestão, era comum ver o prefeito de Goiânia em agendas pelos bairros da cidade fiscalizando obras, entregando obras de praças, asfálticas e terminais. O corpo a corpo, contudo, deve se tornar mais frequente este ano e, mais ainda, ano que vem, quando vai estar liberado essa atividade, cada vez mais incomum, de o político ir às ruas como candidato. 

É que, de olho no projeto de reeleição, que Cruz deve disputar ano que vem, o mandatário precisa enfrentar alguns desafios para se tornar mais conhecido  pelo eleitorado. A preocupação do núcleo duro do prefeito deve aumentar com a ascensão de nomes cada vez mais afoitos para disputar o Paço e destronar Cruz, que chegou à cadeira de prefeito em um acaso impensável quando o MDB, sob o sonho de Maguito Vilela de governar Goiânia, escolheu o então vereador e pastor da Igreja Universal do Reino de Deus para a vice. 

Continua após a publicidade

Durante a campanha eleitoral de 2020, no entanto, Maguito, que havia sido governador, senador e prefeito duas vezes de Aparecida, contraiu a Covid-19. Internado em São Paulo, não resistiu e morreu depois de a chapa tomar posse. Cruz se tornou prefeito. Sem muito QI na política goianiense – não era cobra criada – foi seduzido pelas facilidades do entreguismo. O Republicanos de Brasília se encarregou da tarefa de dar identidade à gestão, o que desagradou o MDB de Daniel Vilela – presidente da sigla -, que, filho de Maguito, foi “ferido” por reconhecer que o projeto do pai ia por água abaixo. 

Vieram atritos políticos, fritura da Câmara, escândalos. Mesmo assim, Cruz continua indo a agendas externas. Ia de um Cmei a outro para mostrar a cara e dar o tom, o que também fez em entrevistas às emissoras de televisão, da sua gestão.

De olho em tudo isso, Cruz e a sua equipe têm buscado estar cada vez mais próximo do eleitorado goianiense. Sob o argumento 

O programa da Secretaria Municipal de Saúde quer aproximar a população dos serviços básicos de saúde e, de quebra, arrastar as pessoas para próximo do homem mais importante do Paço. O programa, oferece atendimento de médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, e outros profissionais que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Centros de Saúde (CSs).

Em cinco edições, a estratégica já alcançou mais de 26 mil atendimentos, com destaque para as consultas com hipertensos com mais de 10 mil atendimentos e mais de 3 mil exames preventivos de colo uterino. Nestas ações, a população não precisa realizar agendamento, basta procurar a unidade de saúde. 

O prefeito Rogério afirma que a estratégia é uma alternativa para alcançar aqueles que estão longe dos atendimentos preventivos. “Os Centros de Saúde e as Unidades de Saúde da Família são dedicadas ao atendimento preventivo. Precisamos fortalecer esses atendimentos para prevenir o agravamento das doenças na população. Também é uma oportunidade para a vacinação, fundamental para manter a saúde”, reforça. A prefeitura informa que, até a última edição, foram atendidas 26 mil.

Veja Também