Prefeito Rogério Cruz e o legado de obras de drenagens em Goiânia

Em entrevista ao jornal O Hoje, Cruz reconhece que tem feito muito para evitar alagamentos

Postado em: 15-09-2023 às 07h30
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeito Rogério Cruz e o legado de obras de drenagens em Goiânia
Em entrevista ao jornal O Hoje, Cruz reconhece que tem feito muito para evitar alagamentos | Foto: Reprodução

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), olhava para a folha com a lista de compromissos dentro do gabinete itinerante na Praça da Feira do Setor Morada do Sol. Cercado de um grupo de assessores, Cruz, antes de responder às perguntas do jornal O Hoje, comentou que não tinha ninguém que trabalhasse mais do que ele na cidade. Homem mais importante do Executivo Municipal, Cruz tem se dedicado à jornada de, além de despachar diariamente, ouvir demandas dos goianienses e falar com jornalistas. 

Como ocorreu nesta quinta-feira (14/9), quando, perguntado sobre se ele teria como marco na gestão o asfalto, ele respondeu: “Quero deixar o marco da gestão que encarou as obras de drenagem urbana. Estamos trabalhando para resolver um problema histórico, que são os pontos de alagamento. Goiânia precisa ter um plano de drenagem, que está sendo desenvolvido. Para enfrentar o que afeta a qualidade de vida da população, nossa gestão é ousada e corajosa”, disse Cruz. 

Sentado na cabeceira de uma mesa de vidro, Cruz conversa entusiasmadamente sobre as obras de drenagem, explicando, inclusive, como cada uma é feita e por que. Ele citou várias delas, dentre as quais da rua C-107 com a C-190, no Jardim América, que acumulava reclamações há décadas. “Foi ali justamente [que] aconteceu o acidente com o motociclista que foi arrastado pelas árvores e fizemos uma intervenção muito grande. Uma das intervenções é até uma inovação que fizemos, que é uma grelha que sai de uma ponta à outra da via que foi na C-190,que é aquela rua que desce na C-107 onde a água descia, acumulava por ali, fazia aquela acumulação de água, onde arrastou o motociclista. E aí fizemos uma grelha gigante de lado, o outro no meio daquela grana, tem uma caixa muito grande de recepção. Então a água desce, já cai ali, já ameniza bastante a descida da água, então, para chegar na C-107”. 

Continua após a publicidade

As obras de drenagens, com isso, se tornam um dos pontos altos da gestão de Rogério Cruz, desde que ele assumiu, em 2021, ao cargo de prefeito da capital goiana. Não existe em cronograma, estratégia ou em obras, de fato, que pudessem trazer algum ânimo ao goianiense em períodos chuvosos. 

Após a entrevista com o jornal O Hoje, a prefeitura divulgou que as obras de drenagens alcançaram muitos dos bairros mais castigados com enchentes. Entre eles, Bairro Feliz; a Avenida Padre Monte, no Bairro Goiá; a Avenida C, no Setor Recreio Panorama; Alameda dos Buritis, no Centro; e Avenida H, no Jardim Goiás. A prefeitura também promete que, após o processo de licitação, deve iniciar  as obras das ruas 56 e 61, no Parque Flamboyant; da Vila Pompéia; Vila Maria Luiza; Vila Legionárias; Parque das Laranjeiras; e Conjunto Vera Cruz.

Ainda durante a entrevista ao jornal, Cruz voltou a comentar que “essas obras de drenagem estão sendo feitas inclusive nos bairros que estamos asfaltando”. “Estamos hoje já prestes a entregar lá no Maringá, que foi feito toda, não existia rede de drenagem. Foi feita uma rede de drenagem nova para todo o setor. E agora já finalizando com o asfalto. Como também o Jardim de Novo Petrópolis, que também é um bairro que sofreu muito com a chuva”, destaca o prefeito. 

Ele lembra que, assim que assumiu o cargo, em  2021,após uma chuvarada que terminou com estragos, ele foi ao local e determinou que alguma coisa fosse feita para resolver o problema. “ Para ter uma ideia, já com a empresa licitada, o Jardim de Novo Petrópolis é uma obra de 7 milhões de reais. Desse 7 milhões, 65% é de drenagem urbana”, diz. 

Embora reconheça que esteja investido bastante nos pontos críticos de alagamento da capital, o prefeito faz um alerta: “Quando eu falo de drenagem, eu sempre gosto de me inferir que não estou dizendo, e nunca direi, que estou acabando com os alagamentos de Goiânia. Agora os pontos que estamos trabalhando eu garanto que estarão sendo resolvidos, os pontos que estamos trabalhando, garanto serão resolvidos. Então a infraestrutura, estamos aí a todo vapor e com certeza vamos entregar, final do nosso mandato em 2024, a Goiânia que nós já pretendemos fazer, que é com segurança para a população e qualidade de vida”.

Veja Também