Pellozo ‘sonha’ com Caiado e Vanderlan juntos por Senador Canedo

Prefeito defende que união de ambas as lideranças pode ser traduzido em um fortalecimento mútuo de candidaturas

Postado em: 18-09-2023 às 08h15
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Pellozo ‘sonha’ com Caiado e Vanderlan juntos por Senador Canedo
Prefeito defende que união de ambas as lideranças pode ser traduzido em um fortalecimento mútuo de candidaturas | Foto: Leandro Braz/O HOJE

Ainda que esteja, neste momento, focado em trabalhar para garantir mudanças importantes em Senador Canedo, é inegável que o prefeito da cidade, Fernando Pellozo (UB), político que é, pense em todas as possíveis estratégias que podem ampliar suas chances de reeleição na disputa do ano que vem. 

Nos bastidores, a leitura é de que uma dobradinha entre duas importantes lideranças no município poderia maximizar consideravelmente as chances de vitória de Pellozo em 2024. A união de forças em questão passa pelos nomes do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), e o senador Vanderlan Cardoso (PSD).

Pellozo, todos sabem, figurou como um grande aliado de Vanderlan no passado. Com o tempo, foi se descolando da figura do ex-prefeito do município e se empenhando em construir um caminho de mais independência. Foi em meio a esse cenário que foi convidado a integrar o time do governador Ronaldo Caiado. E assim o fez. Pellozo se filiou ao União Brasil. 

Continua após a publicidade

Caiado e Vanderlan, porém, possuem uma espécie de contencioso político. Apesar de ter concorrido com o apoio do governo nas eleições de 2020, em Goiânia, a informação é de que Vanderlan tem dificuldades em relação às composições do governo, em especial com Daniel Vilela, que se tornou vice-governador goiano e preside o MDB Goiás. 

Mas de volta a figura dos políticos, em entrevista ao O HOJE, ao ser questionado sobre a possibilidade do governador e senador deixarem as diferenças de lado para apoiar seu nome em 2024, Pellozo disparou: “Não quero falar que tenho essa pretensão, mas que seria bom, seria”.

Ele rememorou que à época em que decidiu se filiar ao União Brasil conversou com Vanderlan que, segundo ele, compreendeu a situação. “Eu era presidente do PSD em Senador Canedo quando recebi o convite. Sei das diferenças entre os dois, mas hoje estou no União, no grupo do Caiado, e vou para onde o grupo do governador for”, avaliou. 

Apesar de cravar a posição no time caiadista, defendeu com unhas e dentes que ambos estejam juntos no ano que vem. “Ainda tenho uma boa relação boa com o Vanderlan. Até cheguei a comentar que uma possível união entre os dois favoreceria o projeto de ambos. O Caiado tem projetos excelentes e gigantes. Merecemos estar no cenário nacional com um candidato à altura do Caiado. Da mesma forma acredito que Goiânia merece um candidato como o Vanderlan”.;

Vale destacar que a disputa na capital pode representar um fator de dificuldade para que ambos caminhem juntos em Senador Canedo. Isso porque, o nome do senador é visto como um dos favoritos na corrida pela prefeitura de Goiânia no ano que vem. Em paralelo, comenta-se sobre a possibilidade do time governista lançar candidato, o que colocaria ambos os políticos, de novo, em lados opostos. 

Apesar disso, a leitura de Pellozo é positiva não apenas pela ideia de um fortalecimento mútuo de olho em 2026, mas também em função dos sinais percebidos no comportamento dos políticos em relação à discussão da reforma tributária. 

“Acho linda a atitude de dois grandes políticos como o Caiado, que tem suas diferenças com o Vanderlan, e o Vanderlan, que tem suas diferenças com Caiado, em colocar essas questões de lado para discutir algo que vai impactar a vida de todos os goianos. Acho isso nobre. Vejo com bons olhos”, disse o prefeito que enfatizou entender que isso não significa, necessariamente, um sinal de aliança política para o futuro. 

Ainda que ambos não caminhem juntos em prol de um único nome na cidade, Pellozo diz que havendo o apoio do governo e pelo menos a compreensão de Vanderlan, “já seria algo bem favorável”. 

Cenário

Recentemente a reportagem do O HOJE mostrou que Caiado e Vanderlan devem ter uma conversa sobre as eleições de 2024 nos próximos meses. Cardoso esteve com o governador na última quarta-feira (13). O encontro ocorreu no Senado, onde conversaram, e o foco foi a reforma tributária. “Não conversamos sobre eleição.” O congressista, contudo, adianta que esse “papo” vai ocorrer, “mais pra frente”.

“Somos presidentes de partido, então é natural. Em muitos municípios podemos ter parceria. O União Brasil, por ter mais prefeitos em Goiás, é o partido mais beneficiado por nossas emendas”, declarou o senador ao ser questionado se poderia haver uma aliança para Goiânia, em 2024.  Ainda segundo ele, a relação com Caiado é boa. “Nunca deixou de ser respeitosa. Sempre que fui acionado procurei ajudar nosso Estado. Não tem sido diferente.”

Veja Também