Lira diz que PP e Republicanos estão base de Lula no Congresso

Reforma ministerial do governo federal acomodou o centrão

Postado em: 18-09-2023 às 09h08
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Lira diz que PP e Republicanos estão base de Lula no Congresso
Reforma ministerial do governo federal acomodou o centrão (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) afirmou que o PP e o Republicanos estão na base do governo Lula (PT) no Congresso após a reforma ministerial que acomodou o centrão. A fala é de domingo (17) e foi dada ao jornal Folha de S.Paulo.

Segundo Lira, a Caixa Econômica Federal (CEF) também faz parte das negociações. Também disse que 12 indicações para cargos de vice-presidente da CEF passarão por ele. Mesmo assim, o presidente da Câmara declarou não ser possível garantir que todos os deputados destes partidos votarão com o governo.

“Há uma aproximação de partidos de centro que não faziam parte da base do governo para essa adesão. É claro que, quando um partido indica um ministro que era líder de um partido na Câmara, a tendência natural é que esse partido passe a ser base de apoio ao governo na Câmara dos Deputados, como Republicanos, como outros partidos.”

Continua após a publicidade

Entre os contemplados pela reforma está o deputado André Fufuca, que era líder do PP na Câmara, e agora está no ministério dos Esportes. Segundo Lira, o governo ainda precisa cumprir parte do acordo, como levar ao Republicanos cargos da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), recriada por decisão do Congresso Nacional.

Com a adesão do centrão, a base do governo Lula deve chegar a 350 deputados. O número é suficiente para aprovação de Propostas de Emenda à Constituição (PECs), por exemplo.

Veja Também