Lula diz que não tem pressa para indicar novos PGR e ministro do STF

Lula afirmou que a questão de gênero “não é mais um critério” em relação a vaga no STF

Postado em: 25-09-2023 às 16h28
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Lula diz que não tem pressa para indicar novos PGR e ministro do STF
Lula afirmou que a questão de gênero “não é mais um critério” em relação a vaga no STF. | Foto: Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta segunda-feira (25/9), que “não tem pressa” para escolher o próximo procurador-geral da República (PGR) e o substituto da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber. Os dois deixarão os cargos no fim deste mês.

Lula afirmou que a questão de gênero “não é mais um critério” em relação a vaga no STF e que a cor da pele também não deve influenciar a decisão. O presidente vem sido pressionado a não diminuir a representatividade feminina na Corte.

“O critério não será mais esse. Eu estou muito tranquilo para escolher uma pessoa que possa atender aos interesses e às expectativas do Brasil. Uma pessoa que possa servir ao Brasil, que tenha respeito à sociedade brasileira. Uma pessoa que vote adequadamente. Não se depende dessa questão de gênero”, afirmou Lula.

Continua após a publicidade

“No momento que eu achar que é importante escolher, eu vou escolher. Vou escolher o ministro da Suprema Corte, o procurador-geral, quatro pessoas do Cade [Conselho Administrativo de Defesa Econômica], gente do Superior Tribunal de Justiça, mas tudo tem o seu tempo”, disse.

“No momento em que eu tiver que tomar a decisão, podem ficar tranquilos que eu vou anunciar para vocês. Mas não tenho pressa, não existe nenhuma vinculação com a minha cirurgia”, completou.

Veja Também