Lula se reúne com presidente do Banco Central nesta quarta

Na ocasião, participa o ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Postado em: 27-09-2023 às 07h52
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Lula se reúne com presidente do Banco Central nesta quarta
Na ocasião, participa o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá seu primeiro encontro, nesta gestão, com o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Netos, nesta quarta-feira (27). Na agenda do petista consta que a reunião será às 17h30, no Palácio do Planalto.

Na ocasião, participa o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. No passado, Lula fez diversas críticas ao presidente do BC, mas neste momento elas diminuíram.

Em relação as críticas, elas iniciaram em 18 de janeiro, mas ganharam corpo ao longo do primeiro semestre. O presidente do País chegou a dizer que Campos Neto “joga contra a economia” e falou em rever a autonomia do BC, sancionada em 2021 e que garantia a manutenção dos cargos de diretoria por 4 anos.

Continua após a publicidade

Ainda sobre as acusações, Lula disse que o BC manteve a taxa básica (Selic) alta para prejudicar o crescimento do Brasil. Já o BC defende que as decisões não são políticas e que uma queda precoce da Selic poderia piorar a situaão do País.

Já em 20 de setembro, o Comitê de Política Monetária reduziu 0,5% da Selic, baixando o juro de 13,25% para 12,75% ao ano, menor nível desde junho de 2022. Foi o segundo corte seguido e com o mesmo percentual. O mercado financeiro acredita que ela termine o ano em 11,75%. Serão mais duas reuniões este ano.

Veja Também