Cruz e Naves terão encontro por novo alinhamento e eleições 2024

"Vou verificar a disponibilidade do prefeito e vamos marcar para ouvi-lo nos próximos dias", disse o novo presidente do Republicanos

Postado em: 28-09-2023 às 08h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cruz e Naves terão encontro por novo alinhamento e eleições 2024
"Vou verificar a disponibilidade do prefeito e vamos marcar para ouvi-lo nos próximos dias", disse o novo presidente do Republicanos | Foto: Câmara Municipal de Anápolis

O prefeito de Anápolis e agora presidente do Republicanos em Goiás, Roberto Naves, disse ao Jornal O Hoje que já está com a agenda aberta para se reunir com o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) nos próximos dias. A data ainda não foi definida, mas deve ocorrer em breve.

“Vou verificar a disponibilidade do prefeito e vamos marcar para ouvi-lo nos próximos dias”, destacou. A pauta, claro, as eleições de 2024 e uma nova relação entre executiva e paço goianiense. Roberto, contudo, não se manifestou por ainda estar “chegando”. Ele não adiantou o assunto ou a posição dele sobre o pleito.

Fontes do entorno do presidente ouvidas pelo Jornal O Hoje explicam – sobre o trabalho para viabilizar Rogério Cruz – que um novo processo se inicia. Será preciso, neste momento, discutir espaço político, afinal, trata-se de outro grupo. É o momento de tentar aparar arestas que já existem e que eventualmente apareçam.

Continua após a publicidade

É preciso dizer, Naves já teve reuniões com parte da cúpula republicana na terça-feira (26), data que assumiu o cargo, e nesta quarta-feira (27). Sobre o comando do Republicanos, ele ocorreu após uma reunião em Brasília com o presidente nacional da sigla, deputado federal Marcos Pereira. Este se deu uma semana depois do prefeito de Anápolis deixar o Progressistas.

Cerca de uma semana depois, também, do então presidente do Republicanos, Hildo do Candango, mandar recados via imprensa, soterrando algumas expectativas de que Cruz teria apoio da legenda para o ano que vem. O ex-gestor se queixava da falta de prestígio em cargos na prefeitura de Goiânia.

Inclusive, conforme publicado pela coluna Xadrez, do jornalista Wilson Silvestre, a articulação para Naves assumir o Republicanos partiu do secretário de Governo de Goiânia, Jovair Arantes, em parceria com o presidente do Patriota, Jorcelino Braga. Os dois são amigos de Roberto e fizeram a ponte até o presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira (SP). 

Teria sido justamente o impasse entre o prefeito Rogério e o ex-presidente regional do Republicanos, Hildo do Candango, a motivação da mudança. Hildo queria mais cargos na gestão municipal e Rogério resistia. Os argumentos do prefeito eram que o partido estava bem agasalhado e que precisava abrir espaços para siglas aliadas. Diante da corda esticada, a solução veio com o convite a Roberto Naves.

Mas ainda sobre Hildo, o deputado federal Jeferson Rodrigues (Republicanos) irá se licenciar para que o ex-presidente assuma cadeira na Câmara Federal. Ele é o segundo suplente, mas o primeiro, Rafael Gouveia, já está ciente e o assunto acordado.

Desafios

A missão de Roberto Naves, que termina o segundo mandato de prefeito de Anápolis, uma das cidades mais importantes de Goiás, é construir chapas de vereador e prefeito pelo estado. Outro desafio do, agora, presidente do Republicanos, é construir uma ponte resistente que leve Rogério Cruz à vitória da pretensão de se reeleger.

Quanto à relação com o governador Ronaldo Caiado, Naves continua sob o guarda-chuva da base governista. Antes, no PP, obtinha boa relação. Agora, pelo menos por enquanto, não deve arriscar qualquer tentativa de seduzir Caiado para o projeto de reeleição de Cruz.

O Jornal O Hoje procurou o prefeito Rogério Cruz para saber sobre a nova direção do Republicanos e as expectativas dele. A assessoria informou que ele não trataria deste assunto no momento.

Veja Também