Sob nova direção, lideranças do Republicanos esperam consenso sobre projeto de Cruz

“Estamos em um processo de diálogo para fortalecimento do partido e, consequentemente, fortalecimento da candidatura do Rogério”, declarou a presidente municipal da sigla, Sabrina Garcez

Postado em: 29-09-2023 às 08h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Sob nova direção, lideranças do Republicanos esperam consenso sobre projeto de Cruz
A expectativa, nos bastidores do partido, é de que há, agora, um clima mais pacifico | Foto: Reprodução

Felipe Cardoso e Francisco Costa

Membros do diretório municipal do Republicanos seguem articulando em busca de um ambiente mais coeso acerca do projeto de reeleição do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. Depois das mudanças estabelecidas no diretório estadual, a expectativa, nos bastidores do partido, é de que há, agora, um clima mais pacifico que pode favorecer os planos do atual chefe do Executivo municipal. 

À reportagem, a presidente municipal do partido, vereadora Sabrina Garcez, declarou que houve, recentemente, uma reunião das lideranças com o mandatário. “Manteremos a nossa autonomia e buscaremos o diálogo. Inclusive, tivemos uma conversa com Rogério para tentar avançar em algumas pautas do partido aqui em Goiânia. Estamos aguardando o encaminhamento do que foi tratado nesse primeiro encontro. Estamos em um processo de diálogo para fortalecimento do partido e, consequentemente, fortalecimento da candidatura do Rogério”, disse. 

Continua após a publicidade

No último dia 26, o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, assumiu a presidência do partido em Goiás. Com sua saída do PP, havia uma incerteza sobre o destino partidário do gestor anapolino. Nos bastidores, o comentário era de que Naves poderia remar em direção ao PL, de Jair Bolsonaro. Para surpresa de muitos, ele terminou por aceitar o convite do Republicanos, decidindo, consequentemente, encarar o desafio de pacificar o grupo. 

Até então, o que se via era um racha entre as lideranças que se dividiam entre morder e assoprar o prefeito. E como o ditado diz, “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Em paralelo aos desafios, Naves assumiu o comando de uma sigla importante para o cenário político goiano. O mais novo republicano, vale destacar, também terá entre seus desafios a missão de construir chapas fortes para as eleições de 2024 estado afora. 

Conforme apurado pela reportagem, o prefeito tende a arregaçar as mangas e partir para um trabalho mais intenso de corpo a corpo nas próximas semanas. De volta, porém, à situação de Cruz, fontes do entorno de Naves ouvidas pelo Jornal O Hoje explicam que um novo processo se inicia. Será preciso, neste momento, discutir espaço político, afinal, trata-se de outro grupo. É momento de tentar aparar arestas que já existem e que eventualmente apareçam.

É preciso dizer, Naves já teve reuniões com parte da cúpula republicana na última  terça-feira (26), data que assumiu o cargo, e também na quarta-feira (27). Sobre a passagem do bastão, ela ocorreu após uma reunião em Brasília com o presidente nacional da sigla, deputado federal Marcos Pereira. Este se deu uma semana depois do prefeito de Anápolis deixar o Progressistas.

Cerca de uma semana depois, também, do então presidente do Republicanos, Hildo do Candango, mandar recados via imprensa, soterrando algumas expectativas de que Cruz teria apoio da legenda para o ano que vem. O ex-gestor se queixava da falta de prestígio em cargos na prefeitura de Goiânia.

Inclusive, conforme publicado pela coluna Xadrez, do jornalista Wilson Silvestre, a articulação para Naves assumir o Republicanos partiu do secretário de Governo de Goiânia, Jovair Arantes, em parceria com o presidente do Patriota, Jorcelino Braga. Os dois são amigos de Roberto e fizeram a ponte até o presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira (SP). 

Teria sido justamente o impasse entre o prefeito Rogério e o ex-presidente regional do Republicanos, Hildo do Candango, a motivação da mudança. Hildo queria mais cargos na gestão municipal e Rogério resistia. Os argumentos do prefeito eram que o partido estava bem agasalhado e que precisava abrir espaços para siglas aliadas. Diante da corda esticada, a solução veio com o convite a Roberto Naves.

Mas ainda sobre Hildo, o deputado federal Jeferson Rodrigues (Republicanos) irá se licenciar para que o ex-presidente assuma cadeira na Câmara Federal. Ele é o segundo suplente, mas o primeiro, Rafael Gouveia, já está ciente e o assunto acordado.

Veja Também