Código-fonte de urnas para 2024 será aberto na quarta

Alexandre de Moraes aproveitou para reafirmar que nunca houve sala secreta para exame dos sistemas eleitorais desenvolvidos pelo TSE

Postado em: 29-09-2023 às 18h11
Por: Larissa Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Código-fonte de urnas para 2024 será aberto na quarta
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes - Foto:Antonio Augusto/Secom/TSE

O código-fonte das urnas eletrônicas para as eleições de 2024 será aberto na próxima quarta-feira (4/10), para a inspeção das entidades fiscalizadoras. Quem fez o anúncio foi o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. Até outubro de 2024, instituições, órgãos federais, partidos e sociedade civil poderão acompanhar e analisar o código, com agendamento prévio. Além disso, o acesso ao conjunto de softwares da urna também estará liberado.

Em nota, o TSE disse que a abertura do código reafirma o compromisso da Justiça Eleitoral “com a transparência e a segurança do sistema eletrônico de votação, bem como o fortalecimento da democracia”. Na semana que vem, a abertura ocorrerá em solenidade e faz parte do Ciclo de Transparência das eleições municipais do ano que vem, que irão eleger prefeitos e vereadores. Conforme é previsto em lei, o código será aberto faltando um ano para as eleições.

Em outubro de 2024, véspera das eleições municipais, o código aberto ficará disponível numa sala de vidro no subsolo do tribunal até a fase da lacração dos sistemas. “Tudo em uma sala clara, iluminada e pública”, afirma o presidente da Corte Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, em nota do TSE. O magistrado aproveitou para reafirmar que nunca houve sala secreta para exame dos sistemas eleitorais desenvolvidos pelo TSE, ao contrário do que alguns bolsonaristas acreditam.

Continua após a publicidade

Fake news sobre código

Em 2022, Alexandre de Moraes esteve á frente das eleições e enfrentou os mais diversos ataques dos seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nos últimos anos, o código-fonte foi uma das principais inspirações das fake news do bolsonarismo contra o processo eleitoral. Apesar de não terem certeza do que se trata, bolsonaristas criaram e compartilharam diversas fake news. Por exemplo, de que o código-fonte seria o caminho para fraudar as eleições e mudar o voto de um eleitor.

Forças armadas fora

Nesta semana, o TSE decidiu excluir as Forças Armadas do grupo de entidades fiscalizadoras das próximas eleições. O colegiado também tomou a decisão de excluir os militares de participarem da comissão de transparência da eleição. A participação dos militares nessa fiscalização se deu em 2021, a partir da adoção de uma resolução pelo então presidente do TSE, Luís Roberto Barroso. Aliás, nesta quinta-feira, Barroso tomou posse como presidente do STF.

Veja Também