Emenda parlamentar sugere o plantio de árvores nativas do cerrado em Goiânia

A norma é um aditivo ao Plano de Arborização Urbana, que está em discussão na casa.

Postado em: 04-10-2023 às 17h26
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Emenda parlamentar sugere o plantio de árvores nativas do cerrado em Goiânia
A norma é um aditivo ao Plano de Arborização Urbana, que está em discussão na casa. | Foto: Câmara

O Jamelão, popularmente conhecido como “azeitona-preta” ou “ameixa-preta”, famoso por causar acidentes de trânsito, volta a ser assunto dos goianiense. Isso porque, com o amadurecimento dos frutos das árvores, eles caem no asfalto das ruas da cidade e com as chuvas, as ruas e avenidas ficam extremamente escorregadias.

Segundo informações da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), estima-se que existam cerca de nove mil exemplares dessa espécie de árvore espalhados pela capital, tanto em áreas públicas quanto em residências. Desde 2021, aproximadamente 761 exemplares já foram removidos, e cerca de 200 aguardam aprovação para remoção pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).

Diante desse cenário, o vereador Leandro Sena (Sem Partido) apresentou, nesta terça-feira (3/10), uma emenda ao Plano de Arborização Urbana durante a Comissão Mista da Câmara de Goiânia. A proposta visa substituir os Jamelões, Mangubas e Gameleiras por árvores nativas do cerrado, buscando minimizar os riscos que essas espécies representam para a população.

Continua após a publicidade

A emenda teve vista do vereador Denício Trindade (MDB) e da vereadora Kátia Maria (PT), além do pedido de Paulo Magalhães para a substituição das árvores de Sete Copas. Assim, o relatório com a emenda parlamentar seguirá para a análise de Denício e Kátia, antes de ser encaminhado para a segunda votação.

Veja Também