Gayer denuncia Lula por suposto uso de dinheiro público para financiar campanhas na Argentina

Pedido de investigação foi protocolado na quarta-feira

Postado em: 05-10-2023 às 08h10
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Gayer denuncia Lula por suposto uso de dinheiro público para financiar campanhas na Argentina
Pedido de investigação foi protocolado na quarta-feira (Foto: Assessoria)

O deputado federal goiano Gustavo Gayer (PL) denunciou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Ministério Público Federal (MPF) por suspeita de utilizar dinheiro público brasileiro para financiamento de campanhas eleitorais presidenciais de outros países, especificamente da Argentina. O pedido foi protocolado na última quarta-feira (4).

“Acabo de denunciar Lula ao Ministério Público Federal por suspeita de utilização de dinheiro público brasileiro para possível financiamento de campanhas eleitorais na Argentina”, escreveu Gustavo Gayer nas redes sociais.

A ação ocorre após publicação da Folha de S. Paulo, na noite de terça (3), em que a reportagem aponta uma suposta conversa entre Lula e a Ministra do Planejamento, Simonte Tebet. Nela, o presidente teria teria pedido uma autorização de operação para que o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) concedesse um empréstimo do valor de US$ 1 bilhão a Argentina com o intuito de barrar o avanço de Javier Milei, deputado argentino de direita e candidato à presidência com favoritismo no páreo.

Continua após a publicidade

A matéria ainda afirma que o “Planalto tem feito de tudo para dar uma força ao ministro da Economia” argentino, Sergio Massa. O político também está na disputa à presidência como sucessor de Alberto Fernández, atual presidente e aliado declarado do presidente brasileiro.

Veja Também