Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Caiado aposta em regionalização

O candidato democrata Ronaldo Caiado disse que é preciso levar a saúde para as diferentes regiões de Goiás. Ele ainda destacou a

Postado em: 21-08-2018 às 06h00
Por: Fabianne Salazar
Imagem Ilustrando a Notícia: Caiado aposta em  regionalização

O candidato democrata Ronaldo Caiado disse que é preciso levar a saúde para as diferentes regiões de Goiás. Ele ainda destacou a necessidade de acabar com as filas para a realização de cirurgias eletivas. 

“Vamos regionalizar a saúde. É inaceitável termos apenas pequenos polos onde atendemos os pacientes graves. O ponto primordial no nosso governo é levar o atendimento de qualidade, por meio dos hospitais regionais, e também especialistas de diferentes nas áreas para o interior. Vamos também instalar os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMES), com serviços especializados”, lembrou.

Continua após a publicidade

De acordo com o plano de governo do candidato, a proposta é fazer funcionar, com excelência, os hospitais regionais existentes e minimizar os vazios assistenciais identificados nas regiões do estado para serviços de média e alta complexidade, através da ampliação da gestão regional e do aperfeiçoamento e ampliação da rede. Além disso, ele quer trabalhar para melhorar a estrutura dos hospitais das menores cidades.

Questionado sobre como atacar os problemas de segurança pública, o senador propôs a criação de uma força tarefa que envolverá as participações das polícias Militar, Civil e Rodoviária; Receita Federal, Sefaz e Ministério Público para lidar com os problemas de Segurança Pública em Goiás. Segundo o candidato, a violência que se apresenta em Goiás é gerada pela presença de facções criminosas que aterrorizam a vida da população.  

Daniel Vilela quer mais recursos aos municípios 

Daniel Vilela também falou de suas ideias para a saúde pública de Goiás. Segundo ele, é preciso dar mais atenção por parte do Governo para as necessidades dos municípios, porque a maioria das cidades lida com a falta de recursos. O candidato também falou do desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal. 

“O Estado não age como parceiro dos municípios. Hoje delega o atendimento primário e secundário aos municípios, que também estão em situação fiscal grave”, criticou. “Nós vamos fazer com que os municípios recebam a participação efetiva do Estado, que voltará a ser o formulador das políticas públicas para a saúde”. 

Quanto o assunto foi desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal, região visitada por Daniel no último domingo, ele defendeu a conclusão imediata das obras inacabadas e a criação de um plano de desenvolvimento que seja, de fato, aplicado. “Vamos concluir, assim que assumirmos o governo, todas as obras inacabadas no Entorno e em seguida criar um plano de desenvolvimento regional”, afirmou, complementando que consta no seu plano de governo lançar novas obras somente após concluir as que estão paralisadas.

O emedebista falou ainda sobre a possibilidade de utilizar a linha férrea que liga Valparaíso ao Distrito Federal. “Já estamos em conversas avançadas com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy (PP), para aproveitar os vagões que estão ociosos e que podem servir para este transporte de passageiros”.

 

Veja Também