Zé Eliton e Ronaldo Caiado polarizam debate e enfatizam projetos

Governadoriáveis participaram ontem de debate na TBC para apresentarem seus planos de governos

Postado em: 29-08-2018 às 08h40
Por: Fabianne Salazar
Imagem Ilustrando a Notícia: Zé Eliton e Ronaldo Caiado polarizam debate e enfatizam projetos
Governadoriáveis participaram ontem de debate na TBC para apresentarem seus planos de governos

Rafael Oliveira*

O debate entre os candidatos ao governo estadual na Televisão Brasil Central foi encerrado mais cedo devido a um mal estar do mediador Enzo De Lisita no fim do segundo bloco. Ele foi atendido pelo candidato democrata Ronaldo Caiado (DEM), que também é médico. 

Continua após a publicidade

A maior parte de tempo do debate foi polarizada entre o governador José Eliton (PSDB) e Ronaldo Caiado, que já se encontraram na segunda-feira (27) no debate da rádio Interativa FM.

O primeiro bloco começou com perguntas de entidades a um candidato que, após reponder a pergunta, recebeu comentário de outro candidato. 

O primeira tema foi levantado pela Federação das Indústrias de Goiás (FIEG) e inquiriu o candidato José Eliton sobre equilíbrio fiscal e geração de emprego e renda.  Em  sua primeira resposta, o governador afirmou que o equilíbrio fiscal foi um dos pilares do governo do PSDB e no cenário de crise financeira que o Brasil enfrenta, “é preciso gastar menos e de forma eficiente”, disse o governador. Escolhido para comentar a resposta de Eliton,  o senador Ronaldo Caiado (DEM) apresentou dados  mostrando que Goiás caiu no ranking de estados com bom equilíbrio fiscal, sem apresentar a atual posição goiana. Caiado também disse que Goiás contraiu uma dívida de R$ 21 bilhões com juros de R$ 1 bilhão a serem pagos.

Em seguida, José Eliton escolheu o senador Ronaldo Caiado para questionar  seus pensamentos sobre geração  de emprego e renda no estado. Com  o direito de resposta, Caiado respondeu que seu foco é o invesmento na formação profissional dos jovens,  levar a industrialização para a região Norte de Goiás e direcionar os recursos do Fundo do Centro-Oeste aos pequenos empresários que geram empregos e renda.

Saúde

A pergunta do Conselho Regional de Medicina de Goiás foi sobre a posição dos candidatos em relação a gestão de hospitais públicos com as Organizações Sociais, já implementadas. Caiado prometeu que a gestão de seu governo será totalmente transparente para prestar contas ao cidadão do dinheiro que foi gasto e como foi gasto. 

Daniel Vilela comentou a resposta de Caiado e garantiu que os servidores públicos da Saúde participarão da elaboração de propostas e gestão eficaz. “Vamos buscar eficiência para gerir os recursos para melhorar a saúde para a população”, complementou Daniel. O candidato pelo Psol, Weslei Garcia, prometeu pagar data base para os servidores da Saúde em sua resposta.

Kátia Maria disse que a saúde de baixa qualidade atinge diretamente a população e a principal proposta é fortalecer o Sistema Único de Saúde em Goiás, como “foi no governo Lula da Silva”, disse Kátia. 

Ainda no primeiro bloco, o tema “água” foi abordado entre os candidatos, que precisaram mostrar seus planos para proteger os recursos hídricos de Goiás. Daniel Vilela afirmou que é preciso planejar o bom uso da água e propôs criar um  órgão para proteger as nascentes de Goiás.  

Veja Também