“Vanderlan e Vilmar querem Ademir Menezes na disputa por Aparecida”

Declaração é do ex-deputado e filho do ex-prefeito, Max Menezes

Postado em: 10-10-2023 às 07h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: “Vanderlan e Vilmar querem Ademir Menezes na disputa por Aparecida”
Político acredita que senador e presidente do PSD, Vanderlan Cardoso, deve disputar em Goiânia e defende dobradinha | Foto: Agência Assembleia de Notícias

Ex-vice-governador e ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Ademir Menezes tem boas chances de estar no páreo pelo paço municipal, em 2024. Quem confirma é o filho dele, o primeiro suplente do PSD na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Max Menezes (PSD). 

De acordo com ele, a candidatura é defendida tanto pelo atual presidente do partido, o senador Vanderlan Cardoso (PSD), quanto pelo ex-presidente, o ex-deputado federal Vilmar Rocha (PSD). “Vanderlan sendo candidato em Goiânia, ele tem interesse em colocar meu pai como candidato do PSD em Aparecida”, revela Max sobre a dobradinha. 

É preciso abrir um parêntese, Vanderlan tem evitado falar sobre 2024, uma vez que a reforma tributária tramita no Senado. Apesar disso, os aliados do político dão como certa a candidatura do político ao paço de Goiânia, no ano que vem.

Continua após a publicidade

Ademir e Max

Ademir conhece bem a cidade. Foi prefeito entre 1997 e 2004 (duas vezes). Em 2006, foi eleito vice-governador de Goiás na chapa de Alcides Rodrigues, o Cidinho (hoje no Patriota). Sempre ligado a política, ele é empresário do ramo de cosméticos e produtor rural. 

De acordo com Max, algumas conversas já acontecem. Além disso, o grupo pretende fazer, em um futuro breve, levantamentos e pesquisas qualitativas/quantitativas. “Para entender como as coisas estão”, destaca ao mostrar que o projeto está forte. 

Questionado sobre os demais candidatos, Max relata que ele e o pai não problema com nenhum. Mas não só isso: conversam com todos. “Não temos dificuldades com ninguém. Conversamos com o Professor Alcides (PL), o prefeito Vilmar Mariano (MDB), Glaustin da Fokus (Podemos), André Fortaleza (MDB)… Na política, tudo é possível.”

Ele brinca, todavia, que todos estão abertos a composição, mas com eles. “Eles querem de vice”, diz com bom humor e emenda: “Mas nós também temos o nosso projeto. É o cidadão que fará a avaliação.” Max reforça que, o pai sendo candidato, ele estará à frente, na coordenação. 

Em relação à Assembleia Legislativa, onde é o primeiro suplente, ele revela que não existe nenhum combinado para que ele possa assumir. “Nunca abrimos esse diálogo.” Hoje o PSD tem dois deputados na Casa: Cairo Salim e o líder do governo, Wilde Cambão.

Adversários

Os pré-candidatos são o atual prefeito Vilmar Mariano, o deputado federal Professor Alcides e o vereadores e presidente da Câmara Municipal, André Fortaleza. O empresário e também membro da Câmara Federal, Glaustin da Fokus, é ventilado e colocado como possibilidade entre os correligionários. Há, ainda, a possibilidade de partidos de esquerda colocarem nomes à disposição, como ocorreu em 2020. 

Atualmente, a polarização mais evidente é entre o atual prefeito e o Professor Alcides. O deputado federal, inclusive, marcou para 29 de outubro, às 11h, no Cel da OAB, o lançamento da pré-candidatura. O evento, que também celebra o aniversário do político, contará com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Vilmar Mariano não acredita que Alcides manterá a candidatura. “Não acredito que o Professor Alcides será candidato. Há menos de um ano o povo o elegeu para a Câmara e ele vai continuar lá porque tem responsabilidade com a cidade”, avaliou. 

Segundo o prefeito, Alcides é um “grande deputado”, “grande empresário” e “tem feito muito pela cidade”. “É um homem sério e que tem amor por Aparecida. Ele não vai deixar de nos representar para disputar um pleito depois de um ano em que terminou eleito para a Câmara. Não acredito de maneira alguma”, justificou em entrevista ao jornal. 

Já Fortaleza, reforça o compromisso com a disputa. “Sou pré-candidato a prefeito. Reitero: não sou vice do professor Alcides e nem do Vilmar. Vamos apresentar um projeto coeso, de reforma administrativa e de proximidade com o povo de Aparecida.”

Ao Jornal O Hoje, inclusive, ele antecipou já ter conversado com alguns partidos que podem abrigá-lo para a corrida pelo paço municipal – ele deixará o MDB na próxima janela. “Tenho conversas adiantadas com o PSD do senador Vanderlan Cardoso”, destaca e completa: “Já conversei, também, com o Solidariedade, do amigo Denes Pereira, e com o PDT [do deputado estadual George Morais]. Além disso, já recebi o apoio de cinco vereadores e de inúmeras lideranças comunitárias”.

Veja Também