Por determinação de Dino, Força Nacional vai atuar no combate a incêndios no Amazonas

As chamas atingem diversas regiões próximas à Manaus, capital do estado, obrigando, inclusive, a suspensão do ano letivo de estudantes

Postado em: 12-10-2023 às 18h48
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Por determinação de Dino, Força Nacional vai atuar no combate a incêndios no Amazonas
As chamas atingem diversas regiões próximas à Manaus, capital do estado, obrigando, inclusive, a suspensão do ano letivo de estudantes | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou o envio de tropas da Força Nacional para atuar no combate a incêndios no Amazonas. As chamas atingem diversas regiões próximas à Manaus, capital do estado, obrigando, inclusive, a suspensão do ano letivo de estudantes.

Na quarta-feira (11/10), a qualidade do ar na cidade foi monitorada e classificada pela World Air Quality Index como a mais poluída do mundo para uma capital, devido às fortes fumaças que se acumulam no céu.

Segundo meteorologistas, a intensidade dos incêndios se agrava devido ao fenômeno climático El Ninõ, que aquece as águas do Oceano Pacífico e piora a seca no Norte. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que o número de focos de incêndios na região deve atingir recorde em outubro, mês que historicamente já apresenta elevada taxa de incêndios.

Continua após a publicidade

Durante os primeiros 10 dias, foram 2.684 pontos de calor registrados. Os municípios com mais queimadas são Lábrea (344), Boca do Acre (263) e Novo Aripuanã (245).

A situação climática gera outras repercussões para as comunidades dependentes do rio, porque elas não conseguem mais pescar para se alimentar, utilizar o rio como transporte e meio de distribuir mantimentos.

Em Goiás

No estado de Goiás, os focos de incêndio também têm chamado atenção. Entre os meses de Janeiro e Agosto deste ano, foram registrados 914 ocorrências de incêndios em áreas públicas e particulares em todo território estadual. Em relação às áreas protegidas, o número de casos foi 78, segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). Somadas, as ocorrências totalizam 992 casos de incêndios em vegetações goianas.

Os focos se intensificam principalmente devido ao tempo seco. No último dia 14 de setembro, um incêndio em uma vegetação no Setor Jaó, que fica localizado na Avenida Ubirajara, próximo ao Aeroporto Internacional de Goiânia Santa Genoveva, provocou danos no entorno das residências e pontos comerciais.

O incêndio ocorreu dentro do sítio aeroportuário, na parte externa da cerca operacional próxima aos hangares, de acordo com o aeroporto. Na ocasião, a seção contra incêndio do aeroporto agiu imediatamente para controlar as chamas. Além disso, o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter o fogo no local.

Veja Também