Assessoria para pequenos municípios vem “em boa hora”, diz presidente da AGM

Codego anunciou nova estrutura para promover parcerias e fomentar a economia de cidades que não possuem distritos industriais. Para Carlão da Fox, municípios localizados especialmente no extremo Norte e Nordeste do estado demandam por esse serviço

Postado em: 14-10-2023 às 07h30
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Assessoria para pequenos municípios vem “em boa hora”, diz presidente da AGM
Assessoria para pequenos municípios vem “em boa hora”, diz presidente da AGM | Foto: Câmara dos Deputados

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) criou uma assessoria especial para atender os gestores municipais. O objetivo da nova estrutura é promover parcerias para fomentar a economia local de municípios que não possuem distritos industriais. 

Para o presidente da Agência Goiana dos Municípios (AGM), Carlão da Fox, esse é um passo importante que o governo dá, por meio da Codego, no sentido de atender aos menores municípios de Goiás. “São localidades onde não se tem estrutura adequada, nem condições suficientes para a contratação de engenheiros, profissionais que possam garantir o acompanhamento de projetos e execução de obras”, declarou à reportagem. 

Para ele, a iniciativa vem “em boa hora”. “Vejo que vai facilitar a vida da maioria daqueles que não tem condições de contratar esse tipo de trabalho. Só temos a agradecer à gestão pela atitude”. A assessoria, segundo ele, tende a fazer a diferença, especialmente, na vida dos municípios menores, localizados, por exemplo, no extremo Norte e Nordeste do estado. “São cidades situadas na divisa dos estados com a Bahia e Tocantins, por exemplo”. 

Continua após a publicidade

O titular da AGM acrescentou ainda que já tem uma agenda marcada com o presidente da Codego, Francisco Jr. O encontro está previsto para a próxima terça-feira, 17. “Trataremos dos detalhes desse novo projeto e também sobre outros assuntos. Da mesma forma, haverá encontros com o Pedro Sales [presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes] para falar dos projetos de maneira individualizada. Essa assessoria somada ao trabalho conjunto de outros setores técnicos do estado tende, sem dúvidas, a ajudar e muito a vida desses prefeitos”.

Atualmente a Companhia está presente nos maiores municípios do estado e administra 23 distritos agroindustriais. No entanto, a realidade é que mais da metade das 246 cidades goianas têm menos de 10 mil habitantes e não possuem demanda por estruturas de grande porte como os distritos agroindustriais.

“Isso mostra que, para promover o desenvolvimento econômico do estado, é preciso buscar alternativas, compreender a vocação de cada cidade e criar mecanismos para atender as demandas de cada uma. Com a criação dessa nova assessoria, que vai atuar na sede da Companhia, nosso objetivo é manter o diálogo constante com os gestores municipais para gerar oportunidades, emprego e renda, combatendo as desigualdades regionais”, afirma o presidente da Codego, Francisco Jr.

O presidente explica ainda que, após anos restrita à gestão dos distritos agroindustriais estaduais, a Codego está pronta para atrair investimentos ao estado, prestar assessoria técnica ao governo estadual, prefeituras e empresas que queiram investir em Goiás. “O governador Ronaldo Caiado tem feito um grande trabalho na gestão do estado, o que resultou em um crescimento acima da média brasileira. E nosso trabalho é contribuir para que Goiás continue avançando e se torne cada vez mais competitivo”, reforçou Jr.

Veja Também