Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Zé Eliton ataca com propostas de governo no Debate Digital

Candidato à reeleição detalhou propostas, dentre elas a criação da Bolsa Estímulo Artístico, o VaptVupt Digital e a interiorização da Rotam

Postado em: 31-08-2018 às 06h00
Por: Fabianne Salazar
Imagem Ilustrando a Notícia: Zé Eliton ataca com propostas de governo no Debate Digital
Candidato à reeleição detalhou propostas, dentre elas a criação da Bolsa Estímulo Artístico, o VaptVupt Digital e a interiorização da Rotam

Zé Eliton afirmou que os índices de violência em Goiás estão em redução graças à política estratégia de investimentos feita pelo governo de Goiás. (Foto: Reprodução)

Lucas de Godoi

O governador Zé Eliton (PSDB), candidato à reeleição, apresentou e detalhou cinco novas propostas de governo no Debate Digital promovido nesta quinta-feira (30), no auditório da Fecomércio (Federação do Comércio do Estado de Goiás). Eliton discutiu os planos de criação da Bolsa Estímulo Artístico e do VaptVupt Digital, da interiorização da Rotam, da equalização de alíquotas e da regularização de 100% das unidades habitacionais sem escritura. O evento foi organizado pelos portais de notícias Diário de Goiás, A Redação e Mais Goiás. 

Continua após a publicidade

“Tive a oportunidade de falar sobre a proposta da Bolsa Estímulo Artístico, VaptVupt Digital, equalização de alíquotas, através do Consórcio Brasil Central, interiorização da Rotam, regularização de todas as casas, principalmente das famílias mais carentes, ou seja, propostas concretas que possibilitarão que Goiás continue avançando”, concluiu Zé Eliton. 

Sobre Segurança Pública, Zé Eliton explanou os diversos investimentos realizados na área em seu governo, a redução dos índices de criminalidade e falou sobre suas propostas para o setor. “Primeiro, é preciso conhecer para poder falar. Hoje, a média salarial do servidor se Segurança Pública em Goiás é a segunda maior no País, abaixo do Distrito Federal, cuja a folha de pagamento é realizada pela União”, disse ao garantir que o Estado vem avançando significativamente nessa área.

Ainda sobre o tema, Zé Eliton afirmou que os índices de violência em Goiás estão em redução graças à política estratégia de investimentos feita pelo governo de Goiás. “Criamos o Pacto Integrador de Segurança Pública e reformamos toda a frota da polícia, o que pode ser constatado nas ruas por qualquer cidadão, além do fato de sermos referência na resolução de crimes, graças ao forte investimento em inteligência”, falou, ao destacar que vai investir mais na área. 

O governador citou os investimentos feitos no Entorno do DF: “Criamos uma unidade da Rotam, em Luziânia, estabelecemos o Comando de Divisas na Cidade Ocidental, ampliamos as ações de repressão a crime qualificado naquela região, conseguimos reduzir os índices de violência e praticamente dobramos o número de efetivos, através de concurso público”, disse o governador Zé Eliton. 

Ele falou sobre a importância da valorização dos servidores da área para garantir a segurança dos goianos. “Vale lembras que no final do ano passado, concedemos aumento de 12,3% de aumento para todas as forças de segurança, mesmo com um cenário de crise” concluiu o governador.

Zé Eliton também destacou os investimentos realizados em habitação ao propor a regularização de moradias. “Fizemos um conjunto de ações importantes na área de Habitação, como, por exemplo, o cheque Reforma, que possui diretrizes e normas em sua distribuição, o Cheque Mais Moradia, que é um importante avanço, além da construção de mais de mil casa em Goiás, através do Programa Goiás na Frente”, exemplificou Zé Eliton. (*Especial para O Hoje)

Caiado promete 17 policlínicas nos municípios do Estado 

Rafael Oliveira*

O candidato Ronaldo Caiado (DEM) firmou compromisso de construir 17 policlínicas para atender todas as regiões do estado com realização de exames e diagnóstico de pacientes e enfatizou a urgência da regionalização da saúde, assim como a de se acabar com a dependência de uma regulação para o cidadão ter assistência no estado. Ainda explicou sua atuação e propostas para valorização dos professores e para melhorar a infraestrutura e logística de Goiás, especialmente a ampliação de ferrovias. 

“É fundamental que o governante tenha sensibilidade de estar conectado o cérebro com o coração para poder governar bem o nosso estado de Goiás”,disse o senador. 

Infraestrutura 

Caiado foi também questionado sobre sua atuação na área de infraestrutura e lembrou sua luta no Congresso para que fosse aprovada uma Medida Provisória permitindo direito de passagem na ferrovia Norte-Sul, que significa a permissão para que mais de uma empresa transporte produtos em determinado trecho.   

“Eu tenho atuado muito em relação a esse tema. Nós aprovamos um projeto de lei no Congresso Nacional que veio da Câmara dos Deputados, dando à ferrovia Norte-Sul – o eixo entre Palmas e Anápolis – uma prerrogativa que antes não deixava que tivesse o direito de passagem. Para explicar a vocês: não tem direito de passagem esse eixo intermediário que ficava sem o porto de Itaqui e sem o porto de Santos; ficava na mão de apenas duas empresas, da Via e da ALL. O que que nós fizemos? Nós apresentamos uma emenda e aprovamos o direito de passagem. É a preocupação que eu tenho”, contou Caiado 

O senador garantiu que dará todo apoio para a ferrovia de integração do Centro-Oeste que entra pelo estado do Tocantins, passa por Campinorte e segue até o Norte do país. Na sua opinião, essa ferrovia dará mais competitividade à região de Anápolis. “Ali será um dos grandes eixos modais que teremos no nosso estado de Goiás e que terá, da minha parte, todo o apoio. Porque eu vejo a grande recuperação do estado de Goiás e o desenvolvimento, principalmente da região Norte do estado, no momento em que adequarmos as ferrovias com as rodovias que já existem e, com isso, a oportunidade de cada vez mais tornar Goiás um estado competitivo no cenário nacional. 

 Daniel explica propostas para governar Goiás 

O terceiro debate entre os cinco principais candidatos ao governo do Estado, realizado nesta quinta-feira, permitiu ao deputado federal Daniel Vilela (MDB) apresentar suas propostas para o Estado de Goiás e, ao mesmo tempo, criticar o discurso de seus adversários.O evento foi promovido no auditório da Fecomércio pelos portais Diário de Goiás, A Redação e Mais Goiás. 

“É possível mudar isso e nós vamos mudar. Vamos conectar Goiás de fato ao Século 21, com novas tecnologias para desburocratizar o Estado. Vamos implantar a cultura da auto-declaração, investir de verdade em inovação, apoiando novas empresas e startups”, disse Daniel diante de uma plateia formada em grande parte por representantes do setor produtivo. “Vamos gerar emprego de qualidade para o jovem e para o trabalhador que precisa se recolocar no mercado de trabalho”, falou Daniel.

O candidato também criticou as atuais políticas de gestão do Estado, que ele prometeu simplificar. “O setor produtivo reclama de muita burocracia, de dificuldades que o governo impõe aos empresários e comerciantes e que impedem o crescimento e a geração de emprego e renda”, falou o deputado antes de explicar seus planos para a área da habitação. 

“Em primeiro lugar, vou mudar a prática política. Agir com responsabilidade e com transparência. Nosso governo não vai mentir para a população como o governo de vocês, junto com o Caiado e o Marconi, mente há 20 anos. Não vamos dizer que não vai faltar água e, na calada da noite, cortar a água dia sim, dia não, como vocês fizeram ano passado”, asseverou Vilela. 

Daniel Vilela também não poupou críticas ao candidato democrata Ronaldo Caiado para a área social. Ele disse que o senador “era visto como defensor dos ricos, dos latifundiários e dos grandes hospitais particulares”. 

Sobre a pauta, Daniel também elencou a sua proposta para ampliar o amparo social aos goianos. “Nós vamos fazer diferente. Governo só tem sentido se for para atender a quem mais precisa. É preciso recuperar o alcance dos programas sociais, ampliando o Renda Cidadã, que foi destruído nesse mandato. E vamos criar o Programa Alimentar, do pão e do leite, que o atual governo praticamente acabou”, disse.

De forma sucinta, Daniel também listou propostas na Saúde, como “ampliação da rede de atendimento e convênios com a rede privada e as clínicas populares”. Para a Segurança, falou em mais efetivo nas ruas, em apoio às forças policiais e, principalmente, investimento em inteligência e prevenção. E encerrou: “Nós vamos concluir as obras paradas, combater a corrupção, acabar com o aumento de impostos. Conseguiremos melhores empregos e mais renda para os goianos”, garantiu. (*Especial para O Hoje)

 

 

Veja Também