A um ano da eleição, algumas siglas têm até cinco pré-candidatos em Goiânia

Federação PT/PCdoB/PV lidera com cinco nomes para as prévias

Postado em: 17-10-2023 às 10h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: A um ano da eleição, algumas siglas têm até cinco pré-candidatos em Goiânia
Cada legenda ou federação só pode ter um nome | Foto: Reprodução

A cerca de um ano da eleição, Goiânia reúne um enorme grupo de pré-candidatos à prefeitura. Neste momento, os partidos, inclusive, possuem mais de um nome que pode entrar nas convenções para representação no pleito. 

No fim, cada legenda ou federação só pode ter um nome. Mas até esta definição, vários “pretendentes” à cadeira do Executivo goianiense articulam para representar a sigla no pleito.

O MDB do vice-governador Daniel Vilela, por exemplo, tem o deputado estadual Charles Bento e o suplente de deputado federal Felipe Cecílio, que é neto do ex-senador Mauro Miranda e do ex-deputado federal Jamel Cecílio.

Continua após a publicidade

Além deles, nos bastidores ainda há quem acredite no retorno da filha de Iris Rezende, Ana Paula Rezende, como pré-candidata. Em agosto, ela anunciou que não colocaria o nome à disposição, mas rumores indicam que correligionários trabalham pelo convencimento da advogada.

Há, também, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, que está no Patriota, mas vai se filiar ao MDB. O político faz uma consulta à Justiça Eleitoral para ver a possibilidade de disputar um terceiro mandato – ele foi eleito e reeleito em Aparecida, em 2016 e 2020, mas renunciou em 2022 para disputar o governo.

Maior número de pré-candidatos

Quem também tem múltiplos nomes é a federação PT/PCdoB/PV. Pelo Partido dos Trabalhadores, a favoritíssima é a deputada federal Adriana Accorsi. Entre as cinco principais correntes da legenda em Goiás, ela faz parte da majoritária em Goiânia. A pré-candidatura dela, inclusive, deve ser oficializada nos próximos dias.  

O partido ainda conta com o ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), o suplente de deputado federal Edward Madureira. Da mesma forma, o deputado estadual Mauro Rubem também tem o nome à disposição da legenda para as prévias. 

Ex-vereador, o engenheiro civil e militante do PCdoB, Fábio Tokarski, colocou o nome pela federação, recentemente. A decisão foi anunciada no último dia 30 de setembro, durante convenção da sigla no Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação de Goiás.

Há, da mesma forma, o PV. Ao Jornal O Hoje, o presidente da legenda, Cristiano Cunha, revelou que colocaria o nome como pré-candidato à prefeitura da capital. 

PSD e PL

Pelo PSD, é quase certo que o presidente do partido, o senador Vanderlan Cardoso, seja o nome na disputa. Apesar disso, o próprio congressista ressalta que outros correligionários poderiam concorrer ao páreo. Entre eles, o ex-deputado federal Francisco Júnior. 

Francisco Júnior preside a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego). Ele, contudo, não deu sinais de que pretende entrar no páreo. Por outro lado, o deputado estadual Cairo Salim já declarou que, se preciso, está à disposição do partido tanto em Goiânia quanto em Aparecida de Goiânia. Há, ainda, o deputado federal Ismael Alexandrino.

Pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, o principal nome é do deputado federal Gustavo Gayer, representante máximo do bolsonarismo em Goiás. O político tem se destacado com posições polêmicas, mas principalmente como maior oposição ao governo Lula (PT) em Goiás. 

Ao Jornal O Hoje, o deputado estadual Eduardo Prado revelou o nome à disposição pelo PL. Fato curioso é que, em 2020, ele e Gayer disputaram a preferência pelo DC na disputa ao paço e o deputado federal foi o escolhido.

União Brasil, PSB e Novo

O União Brasil do governador Ronaldo Caiado tem como principal articulador para 2024 o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado estadual Bruno Peixoto. Ele, todavia, não é o único. 

Deputada federal, Silvye Alves já disse que está à disposição do governador. O ex-deputado federal e presidente do Detran, Delegado Waldir, prefere não tratar do assunto, mas é um player interessante tanto em Goiânia quanto em Aparecida. Assim como os demais, o deputado federal Zacharias Calil é lembrado. 

Já o PSB pode repetir 2020 e ter seu presidente estadual, caso não haja alinhamento com o PT: o ex-deputado federal Elias Vaz. O Novo, por sua vez, tem como pré-candidato o empresário Leonardo Rizzo. 

Hoje no Patriota, Humberto Teófilo foi convidado a se filiar ao Novo. Pelas redes sociais, ele revelou que também pode ser pré-candidato, caso realmente se filie. 

Republicanos

Pelo Republicanos, o candidato natural é o prefeito Rogério Cruz. O gestor é esperado para a reeleição e trabalha pela viabilização. Ele tem preferência, mas caso não queira concorrer ao paço, o partido tem opções.

Entre elas, o empresário Sandro Mabel. O ex-deputado federal já desconversou sobre o assunto, mas existe um grupo ligado ao empresariado que defende a candidatura dele. Com menos possibilidades, mas também lembrada é a vereadora Sabrina Garcez, presidente metropolitana da sigla. 

Devem ter nome

O DC também pode ter algum representante na corrida eleitoral de 2024 na capital. Hoje, a legenda tem como um dos principais representantes o deputado estadual Fred Rodrigues. Afilhado político de Gayer, ele, entretanto, dificilmente disputaria contra o deputado federal.

Algumas siglas de esquerda também devem entrar na disputa. O PSOL é uma delas. Outras que podem apenas marcar presença no debate são: PCB, PCO e PSTU.

Veja Também