Liga Árabe e União Africana pedem para cessar-fogo em Gaza

Organizações expressam preocupação com a situação e convocam ação internacional imediata

Postado em: 17-10-2023 às 17h21
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Liga Árabe e União Africana pedem para cessar-fogo em Gaza
Criança assustada vendo a mãe entrar no hospital depois de ter sido ferida por um ataque aéreo israelense | Foto: Motaz Azaiza

A Liga dos Estados Árabes e a União Africana emitiram um comunicado conjunto expressando profunda preocupação com o risco iminente de genocídio contra o povo palestino e fazendo um apelo urgente por um cessar-fogo imediato na região de Gaza.

As organizações destacaram a gravidade da situação e ressaltaram a importância de uma ação internacional rápida para evitar uma catástrofe humanitária. Em sua declaração conjunta, a Liga Árabe e a União Africana pediram às Nações Unidas e à Comunidade Internacional que ajam antes que seja tarde demais.

O Secretário-Geral da Liga dos Estados Árabes, Ahmed Aboul Gheit, condenou veementemente o comportamento da comunidade internacional diante dessa crise. Ele ressaltou que o silêncio e a inação são crimes quando se trata da proteção dos direitos humanos e da vida de milhares de palestinos.

Continua após a publicidade

Por sua vez, o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki, expressou solidariedade ao povo palestino e destacou a necessidade de proteger os direitos humanos e a dignidade de todos os palestinos. Ele enfatizou que a população em Gaza, especialmente as crianças, estão extremamente vulneráveis diante dessa crise.

Ambas as organizações regionais enfatizaram a urgência de uma resposta efetiva por parte da comunidade internacional. O apelo da Liga Árabe e da União Africana é para que a violência em Gaza seja interrompida e que se busque uma solução pacífica para o conflito.

Veja Também