Adriana, Vanderlan e Rogério devem protagonizar disputa por Goiânia em 2024

Por deter a máquina, entendimento é que Rogério tende a brigar entre os principais nomes

Postado em: 18-10-2023 às 08h30
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Adriana, Vanderlan e Rogério devem protagonizar disputa por Goiânia em 2024
Adriana e Vanderlan, na contramão dos demais, são os que melhor pontuam nas pesquisas internas | Foto: Montagem

Integrantes do alto escalão do Paço Municipal de Goiânia enxergam a deputada federal Adriana Accorsi (PT) e o senador Vanderlan Cardoso (PSD) como principais adversários para a disputa eleitoral do ano que vem. 

Na interpretação de figuras próximas atual gestor, Rogério Cruz (Republicanos), a principal ameaça vem do senador e ex-prefeito de Senador Canedo, especialmente se ele conseguir o tão sonhado apoio da base governista — como vem pleiteando com unhas e dentes nos últimos meses. 

A avaliação é que Vanderlan é “candidatíssimo”. O olhar atento em relação ao congressista tem relação com o fato de Vanderlan ter se tornado amplamente conhecido na cidade em função das três disputas ao Paço — duas na capital, uma em Senador Canedo. Na última delas, em 2020, teve, inclusive, o apoio do governador Ronaldo Caiado (UB), parceria que o ex-prefeito trabalha agora para reconquistar. 

Continua após a publicidade

O fato de ser experimentado nas disputas — ainda que o congressista jamais tenha ocupado algum cargo público em Goiânia — faz com que seu nome reverbere facilmente pelos quatro cantos da capital. 

“Nós, que somos próximos e ligados à política, sabemos quem são os candidatos, o que eles representam e como pensam. Mas temos que nos atentar para o fato de que a maioria da sociedade ainda não se interessa por política. Isso afasta a possibilidade de protagonismo da ampla maioria dos nomes que hoje querem disputar Goiânia”, avaliou um dos nomes consultados pelo O HOJE. 

E é justamente nesse contexto que Accorsi se encaixa. A situação da parlamentar  muito se assemelha a de Cardoso. Antes de chegar a Brasília, por meio das eleições de 2022 que a consagrou deputada federal por Goiás, a petista mergulhou em duas brigas pelo Executivo Municipal. 

Adriana é amplamente conhecida pela população goianiense e, vale destacar, vive seu melhor momento político. Ela foi à luta mesmo quando o PT amargava a prisão de Lula e um desgaste visto, por muitos, como irreversível no plano nacional. O PT parecia varrido, e lá estava Adriana colocando o nome à disposição. Apesar de tudo, a petista alcançou o terceiro lugar.

Agora, com o partido no comando da presidência da República e com a parlamentar no Congresso, não restam dúvidas à base do prefeito: Accorsi pode dar trabalho. No que diz respeito aos demais pré-candidatos, a interpretação é que eles não são motivo de tanta preocupação. A informação é que Adriana e Vanderlan, na contramão dos demais, são os que melhor pontuam nas pesquisas internas, o que, na visão dos consultados, deve permanecer inalterado até às vésperas do pleito. 

Reflexão 

Adriana e Vanderlan são vistos pelo núcleo duro de apoio ao prefeito como os únicos nomes não marcados pelo fator desconhecimento. Na tentativa de justificar o argumento, uma fonte lembrou, por exemplo, da situação enfrentada pela filha do ex-prefeito e ex-governador goiano, Iris Rezende, Ana Paula Rezende. 

A política, ainda que tivesse vontade de conquistar a prefeitura na tentativa de dar continuidade ao legado do pai, sabia, segundo a fonte, que teria o desafio de se tornar conhecida em poucos meses. Isso pode ter contribuído para a desistência de Ana Paula, visto que, em memória da trajetória de Iris, melhor seria protagonizar articulações nos bastidores do que concorrer sob o risco de não terminar eleita. 

Veja Também