Envolvimento em atos golpistas recai sobre produtores de soja de Goiás

Relatório da CPI dos Atos Golpistas aponta financiamento e participação dos produtores no Movimento Brasil Verde e Amarelo

Postado em: 18-10-2023 às 13h57
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Envolvimento em atos golpistas recai sobre produtores de soja de Goiás
Foto: Reprodução/Goiaspress/Youtube/Aprosoja-GO

Três produtores de soja do estado de Goiás foram citados no relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas do Congresso Nacional. Os produtores, identificados como Vitor Geraldo Gaiardo, Luciano Jayme Guimarães e Joel Ragagnin, são acusados de financiar e participar de mobilizações que apoiavam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pediam intervenção militar e contestavam o resultado das eleições que elegeram Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O relatório, apresentado pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), aponta que os três produtores fazem parte do Movimento Brasil Verde e Amarelo (MBVA) e são apontados como supostos financiadores das mobilizações. O documento destaca que essas mobilizações resultaram no ataque à sede dos três poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro deste ano.

O relatório solicita o indiciamento dos três produtores pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. No entanto, é importante ressaltar que os pedidos feitos pela senadora não significam indiciamentos automáticos, sendo apenas uma sugestão.

Continua após a publicidade

Luciano Jayme Guimarães negou ter financiado algum grupo para ir a Brasília e afirmou que não estava na capital federal no dia 8 de janeiro. Ele alegou ter participado apenas dos movimentos em defesa do Brasil. Joel Ragagnin afirmou que não recebeu nada oficial sobre o assunto e, portanto, não tem o que dizer. Já Vitor Gaiardo optou por não se manifestar.

Os produtores de Goiás foram identificados no relatório da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que destacou o envolvimento deles no Movimento Brasil Verde Amarelo (MBVA). O documento ressalta a capacidade de mobilização nacional do MBVA, que organizou atos em Brasília desde 2019, com o deslocamento de máquinas agrícolas, caminhões e caravanas. A votação do relatório está marcada para essa quarta-feira (18), e será necessária a maioria dos votos dos membros da CPI mista de deputados e senadores para sua aprovação.

Veja Também