Naves diz que Republicanos dará “tranquilidade e estabilidade” a Rogério para reeleição

Presidente estadual da sigla já esteve com o prefeito de Goiânia neste mês para discutir 2024

Postado em: 19-10-2023 às 08h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Naves diz que Republicanos dará “tranquilidade e estabilidade” a Rogério para reeleição
Roberto Naves afirmou ao Jornal O Hoje que o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), terá o apoio da legenda para se viabilizar e disputar a reeleição | Foto: Reprodução

Prefeito de Anápolis e presidente do Republicanos em Goiás, Roberto Naves afirmou ao Jornal O Hoje que o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), terá o apoio da legenda para se viabilizar e disputar a reeleição. Os gestores, é preciso dizer, já se reuniram, na capital, no começo deste mês. 

O teor da conversa, Naves não revela, apesar de envolver diretamente 2024. Ele, contudo, reforça o suporte ao chefe paço. “O Republicanos vai dar toda tranquilidade e estabilidade possível em termos partidários para que Rogério possa fazer o melhor trabalho e conseguir se viabilizar para disputar a reeleição”, declara.

Naves assumiu o Republicanos estadual no lugar de Hildo do Candango, ainda em setembro. A substituição, inclusive, ocorre uma semana depois do ex-presidente do partido mandar recados via imprensa, soterrando algumas expectativas de que Cruz teria apoio da legenda para o ano que vem. O ex-gestor se queixava da falta de prestígio em cargos na prefeitura de Goiânia e argumentava que poderia apoiar outro candidato.

Continua após a publicidade

À época, conforme publicado pela coluna Xadrez, do jornalista Wilson Silvestre, a articulação para Roberto assumir o partido partiu do secretário de Governo de Goiânia, Jovair Arantes, em parceria com o presidente do Patriota, Jorcelino Braga. Os dois são amigos do prefeito de Anápolis e fizeram a ponte até o presidente nacional da legenda, o deputado federal Marcos Pereira (SP). 

E teria sido justamente o impasse entre o prefeito Rogério e o ex-presidente regional do Republicanos, Hildo do Candango, a motivação da mudança. Hildo queria mais cargos na gestão municipal e Rogério resistia. Os argumentos do prefeito eram que o partido estava bem agasalhado e que precisava abrir espaços para siglas aliadas. Diante da corda esticada, a solução veio com o convite a Roberto Naves.

Desafios

A missão de Roberto Naves, que termina o segundo mandato de prefeito de Anápolis, uma das cidades mais importantes de Goiás, é construir chapas de vereador e prefeito pelo estado. Outro desafio do, agora, presidente do Republicanos, é construir uma ponte resistente que leve Rogério Cruz à vitória da pretensão de se reeleger.

Quanto à relação com o governador Ronaldo Caiado, Naves continua sob o guarda-chuva da base governista. Antes, no PP, obtinha boa relação. Agora, pelo menos por enquanto, não deve arriscar qualquer tentativa de seduzir Caiado para o projeto de reeleição de Cruz.

O Jornal O Hoje procurou o prefeito Rogério Cruz para saber sobre a nova direção do Republicanos e as expectativas dele. A assessoria informou que ele não trataria deste assunto no momento.

Disputa

Na capital, a disputa deve ser acirrada. Rogério deve ter pela frente nomes relevantes como o do senador Vanderlan Cardoso (PSD), que esteve nas últimas duas corridas pelo paço. Em ambos os casos, terminou em segundo lugar – contra Iris Rezende (MDB) e contra Maguito Vilela (MDB), de quem Cruz era vice. 

A avaliação de figuras próximas a Rogério é que Vanderlan é “candidatíssimo”. Ele seria a principal ameaça, especialmente se conseguir o tão sonhado apoio da base governista — como vem pleiteando com unhas e dentes nos últimos meses. 

Outro nome que gera cautela é da deputada federal Adriana Accorsi (PT), que também disputou duas vezes – terminando em quinto e terceiro, em 2016 e 2020. Amplamente conhecida pela população goianiense, a petista vive seu melhor momento político.

Veja Também