Movimentações de pré-candidatos sugerem disputa acirrada em Morrinhos

Prefeito, conta com a vantagem da Máquina, enquanto Rogério Troncoso goza da experiência de quatro mandatos

Postado em: 21-10-2023 às 08h30
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Movimentações de pré-candidatos sugerem disputa acirrada em Morrinhos
Em paralelo, Maycllyn surge como nome sinônimo de renovação política | Foto: Montagem

As movimentações políticas em Morrinhos, cidade localizada acerca de 130 quilômetros da capital do estado, sugerem uma disputa minimamente acalorada em 2024. A leitura é que os eleitores terão pela frente o desafio de escolher entre o novo e o já experimentado. 

Estima-se que a briga se concentre, principalmente, em torno de três nomes. Um deles, o atual prefeito, eleito ao comando do executivo municipal em 2020 e que buscará, agora, sua reeleição. Trata-se do tucano Joaquim Guilherme – que detém a máquina, mas aparentemente não a vantagem.

Também estará no páreo o engenheiro Rogério Troncoso. O político já foi gestor do município e quer voltar ao Paço. Ele é filiado ao MDB do vice-governador, Daniel Vilela. Nos bastidores, a informação é que a maior parte das pesquisas o apontam na liderança. 

Continua após a publicidade

Rogério foi eleito em 2012, quando derrotou o candidato do ex-PMDB, Tiago Freitas. Quatro anos depois, em 2016, foi reeleito em uma disputa direta contra Everton Jabuty, do PSDC. Antes disso, porém, geriu o município por outros oito anos.

Como rota alternativa a ambos os nomes, que já são conhecidos e experimentados pelos morrinhenses, está o jovem Maycllyn Carreiro. Filiado ao Solidariedade, o político busca com unhas e dentes alianças que possam ungí-lo em 2024.

Nos bastidores da política municipal, o comentário é que o ex-deputado tende a figurar como uma espécie de terceira via. O fato de ser jovem e bem relacionado com o governador Ronaldo Caiado (UB) nutre o sonho do político em ‘chegar lá’. 

Imbróglio

Fato é que o ex-deputado tem, no mínimo, a admiração e respeito do governador. Quando assumiu cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), vale lembrar, Maycllyn foi quase que um ‘segundo líder’ de Ronaldo Caiado. Não hesitou em defender pautas caras à gestão e espera, agora, colher os frutos disso.

O comentário é que a fidelidade de Carreiro a Caiado pode, inclusive, minguar os planos de Troncoso que, por meio do MDB, busca garantir o apoio do governo na disputa do ano que vem. “O governador pode até ficar neutro em relação à briga em Morrinhos. Agora, fazer campanha para um adversário de Maycllyn acho difícil. Trair quem tanto lhe ajudou não combina com Caiado”, avaliou, em off, um palaciano.

Nada disso

Recentemente circulou nos grupos de WhatsApp da cidade uma informação divulgada por um jornal da capital que apontava para a possibilidade de Maycllyn recuar de seu projeto político para compor com Trancoso. 

Mais tarde, o político usou as redes sociais para comentar o assunto. “É fake news”, garantiu. E completou: “Na verdade, estamos buscando apoio e ressaltando a importância do nosso projeto para Morrinhos. Infelizmente, apoiadores de alguns candidatos têm plantado isso. Fiz pesquisas em abril e setembro e é evidente o sentimento de mudança na cidade”. 

Ele garantiu que seu nome foi o que mais cresceu no período de abril a setembro e considerou que isso demonstra que o município busca o novo. “Algumas informações são passadas de maneira equivocada, mas venho aqui reafirmar meu compromisso com o nosso povo e com essa mudança que a nossa cidade tanto precisa”. 

Veja Também