Como Glaustin pode influir na disputa por Aparecida de Goiânia

Se decidir por não concorrer, Glaustin será um importante cabo eleitoral na cidade. Congressista possui empresas e serviços prestados em Aparecida. Além disso, conta com uma importante mina de votos: a igreja

Postado em: 24-10-2023 às 08h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Como Glaustin pode influir na disputa por Aparecida de Goiânia
Em paralelo, conta com uma trajetória de 30 anos de investimentos no município | Foto: Reprodução

Felipe Cardoso e Francisco Costa

Há tempos circula pelos bastidores da política aparecidense o comentário de que o deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos) estará no páreo pela prefeitura de Aparecida de Goiânia. O comentário, que já não era fraco, ganhou ainda mais musculatura no decorrer das últimas semanas. Fontes próximas ao federal, inclusive, confirmaram à reportagem a disposição de Glaustin em mergulhar na briga como uma alternativa aos nomes de Vilmar Mariano (MDB) e Professor Alcides (PL).

O congressista possui empresa na cidade, além de serviços prestados. Glaustin também já possui domicílio eleitoral em Aparecida. Em paralelo, conta com uma trajetória de 30 anos de investimentos no município. Isso o permite, não só sonhar em chegar ao Paço, mas também a figurar como alguém capaz de desequilibrar o jogo na cidade.

Continua após a publicidade

Isso porque circula também o comentário de que, caso Glaustin não dispute, será peça fundamental na chegada de qualquer um dos candidatos ao comando do Executivo municipal a partir de 2025.

Uma fonte explicou, em off, o que isso quer dizer exatamente. Segundo o personagem consultado, o federal conta, e não é de hoje, com o apoio de uma ala importante dos evangélicos. Esse público tem, em maioria, uma inclinação ao conservadorismo que, ao que tudo indica, tende a ser representado pelo bolsonarista e também federal, Professor Alcides (PL). 

Nesse contexto, se o atual gestor, VIlmar Mariano, conseguir o passe de Glaustin para o time governista tende a desidratar consideravelmente seu principal adversário: Alcides. “Por mais inclinados ao conservadorismo que sejam, os evangélicos tem uma peculiaridade interessante: são extremamente fiéis à figura de seus líderes. E todos sabem o quanto o Glaustin tem penetração em meio a esse segmento. Se ele apoia o Vilmar e, mais do que isso, pede votos para ele nas igrejas, por mais conservadores que sejam, não sei se a influência bolsonarista falaria mais alto”, reflete o personagem. 

Vale lembrar, Glaustin permanece no Podemos após fusão com o PSC. A nova legenda manteve o nome do primeiro e o número do segundo, o 20. Em Goiás, a sigla é presidida por Eurípedes do Carmo. No Brasil, Renata Abreu. 

“Independente de projeto municipal, ele mantém o diálogo constante com lideranças do município, até por ser uma forte base eleitoral dele. Está sempre em contato com os grupos políticos e também já conversou com o governador”, disse, à reportagem, uma segunda fonte. “Ele representa um grupo e está à disposição para o que for decidido, em conjunto, para esse projeto”.

Oposição

Principal ameaça à sucessão de Mariano, o deputado federal antecipou a festa de aniversário de 70 anos e o lançamento de sua pré-candidatura à prefeito de Aparecida para o dia 28 de outubro. Anteriormente, o evento seria no dia 29.

Apesar disso, a festa segue no Cel do OAB, em Aparecida, e o horário continua às 11h. Segundo o deputado, no Instagram, a mudança ocorre em função da agenda do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), que marcarão presença na cerimônia.

“A data foi alterada devido a um choque na agenda do presidente e da primeira-dama do Brasil. Nosso evento no Cel da OAB está previsto para o mesmo horário, a partir das 11 horas, mas Bolsonaro vai passar antes no evento do PL Mulher, no Centro de Convenções de Goiânia, e creio que ele e Michelle chegarão entre 12h30 e 13 horas no Cel da OAB”, escreveu no comunicado.

Segundo aliados, vale destacar, Alcides pontua bem nas pesquisas internas e, por vezes, aparece à frente do atual gestor com quem deve rivalizar com ou sem Glaustin da Fokus.

Veja Também