Nova pesquisa de opinião governamental mostra a continuação da polarização política

Aprovação do governo caiu em comparação ao mês passado, enquanto pessoas que esperam uma piora na economia cresceram

Postado em: 26-10-2023 às 11h01
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Nova pesquisa de opinião governamental mostra a continuação da polarização política
Quase todos os pontos negativos tiveram um aumento, enquanto a aprovação geral do presidente caiu 4 pontos, de 60 para 54 | Foto: Palácio da Alvorada

Uma nova pesquisa da Genial/Quaest mostra uma redução na opinião popular do governo Lula (PT) correspondente a uma pesquisa de dois meses de setembro e outubro de 2023. Nos dados, quase todos os pontos negativos tiveram um aumento, enquanto a aprovação geral do presidente caiu 4 pontos, de 60 para 54. Outro dado importante revelado na pesquisa é a diminuição no otimismo para a economia e um aumento do pessimismo para o próximo ano.  

A pesquisa foi feita com mais de 2 mil entrevistas presenciais de todos os estados do país, com participantes de 16 anos para cima. Em quase todos os cenários, houve uma diminuição na percepção atual do governo, evidenciando a polarização remanescente a nível nacional. 

Regiões como Sul e Sudeste tiveram a maior diminuição na aprovação do governo nos últimos dois meses. Enquanto isso, Centro-Oeste e Norte tiveram uma pequena queda na aprovação por dois pontos de 52 para 50 e uma disparada na desaprovação por 7 pontos em dois meses de 39 para 46. O Nordeste manteve-se isolado na pesquisa com alta taxa de aprovação e baixa taxa de desaprovação.

Continua após a publicidade

Sobre a avaliação no governo Lula, esta possui três níveis de perguntas, positivo, regular e negativo. A nível médio nacional, foi mantido o padrão estável de perda de 4 pontos positivos (42 e 38) e aumento de 5 pontos negativos (24 e 29), enquanto regular segue o mesmo nível de 29 pontos. O que não foi esperado, a nível regional o inverso da aprovação com uma alta perda na avaliação positiva na região nordeste, de 56 a 48, acompanhado por um aumento na avaliação regular, evidenciando uma troca de opinião na região.

Contudo, e talvez o dado mais significativo foi a relação da opinião econômica de eleitores do Lula e do Bolsonaro do ano de 2023. Ambos os resultados saíram paralelos entre si, com eleitores do Lula achando uma melhora recente na economia, e eleitores do Bolsonaro achando que a situação econômica piorou desde a ascensão da oposição.

Veja Também