Zé Eliton diz que segurança é prioridade

Governador ainda propôs criar força tática para ações pontuais, sob controle do Secretário de Segurança Pública

Postado em: 05-09-2018 às 06h00
Por: Fabianne Salazar
Imagem Ilustrando a Notícia: Zé Eliton diz que segurança é prioridade
Governador ainda propôs criar força tática para ações pontuais, sob controle do Secretário de Segurança Pública

Lucas de Godoi*

O GO governador Zé Eliton disse nesta terça-feira que sua gestão terá compromisso real com a Segurança Pública. Ele destacou que no ano passado foram investidos 12,33% do orçamento  do Estado na pasta e também apontou a inteligência da polícia goiana como uma das melhores do país. Zé Eliton ainda ressaltou a importância de políticas sociais adequadas para melhorar os índices.

Continua após a publicidade

“A segurança pública tem prioridade total no Governo. E esse é um campo dificílimo, porque ele envolve um problema conjuntural, desde ações transversais, que envolvem saúde e infraestrutura urbana, porque quando você tem uma cidade com pouca iluminação você favorece a criminalidade, com muitos espaços abandonados você favorece a criminalidade, quando você tem aparelhos sociais que não funcionam adequadamente você tem desagregação”, falou ao jornal Diário do Estado.

Candidato à reeleição, Zé Eliton ainda comentou o trabalho que tem realizado a frente do Estado, como o recente criado Batalhão do Terminal, programa que colocou a presença de policiais nos terminais de ônibus da Capital. “A agenda de repressão e de investigação é importante, talvez por isso nós tenhamos conseguido reduzir significativamente o volume de indicadores de crimes no estado de Goiás, mas temos ainda de avançar nessa agenda”. 

Raquel Teixeira quer livre mercado de energia 

A candidata a vice-governadora da coligação Goiás Avança Mais, professora Raquel Teixeira (PSDB), representou o candidato à reeleição governador Zé Eliton (PSDB) no encontro intitulado “A Energia do Futuro é Livre” e garantiu o comprometimento com a expansão em Goiás da energia limpa. Segundo ela, Goiás, com Marconi Perillo (PSDB) e Zé Eliton, já avançou muito no incentivo e na promoção da energia solar e vai avançar ainda mais no próximo governo. Para ela, o mercado livre de energia é uma alternativa que vai baratear o custo da energia para o consumidor e que o governador tem o maior interesse e está engajado na luta para que isso ocorra.

O encontro foi promovido pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) e o Grupo BC Energia com o tema: A Energia do Futuro é Livre, em Goiânia, com o objetivo de promover a portabilidade da conta de luz, como já existe no setor de telefonia.

“Em linhas gerais, o Governo de Goiás tem clareza desse debate, nós apoiamos a energia livre para o Estado de Goiás e assumimos o compromisso com o setor produtivo de criar essas condições. O nosso candidato ao Governo de Goiás, Zé Eliton, tem dito sempre que é um gestor que não gosta de surpresas. Ele gosta da segurança e das regras claras”, explicou Raquel Teixeira.

Abraceel – Fundada há 18 anos, a Abraceel defende a portabilidade da conta de luz para todos os consumidores e, atualmente, integra 94 empresas comercializadoras. Essas empresas são responsáveis por 95% do volume de energia negociado no Brasil. Em Goiás, 25% da energia-elétrica consumida está no mercado livre. “A política estadual é segura e aberta ao diálogo com o setor privado”, frisou a candidata.

Raquel Teixeira disse que “o governador Zé Eliton tem se mostrado absolutamente aberto às inovações e às desonerações para facilitar a vida do consumidor”. Ela entende que cabe ao Estado o papel de “mediador dos processos de produção e de consumo”, como protagonista, tanto é que “Goiás foi ao Confaz, com São Paulo e Pernambuco, buscar a isenção de energia de até 1 kw, e estamos trabalhando pela isenção ate 5 kw”.

As empresas que aderiram ao programa, nos últimos 20 anos, obtiveram economia média de 23% nas tarifas de eletricidade. Somente entre 2003 e 2016 as organizações economizaram mais de R$ 80 bilhões nas contas de luz. “Nosso Plano de Governo compreende a manutenção e expansão do Programa Goiás Solar, com a construção de casas com energia solar para os grandes programas sociais, de incentivo à produção de energia limpa e renovável, de valorização e preservação do meio ambiente, com eficiência energética”.

O mercado livre atende, hoje, cerca de 5 mil consumidores que estão entre os maiores do País (consumo acima de 3.000 kw) e são responsáveis por aproximadamente 77% do PIB industrial brasileiro. “Nós temos, também, clareza dos entraves e das dificuldades com as licenças ambientais e estamos lutando contra isso. O governador Zé Eliton tem compromisso com a desburocratização”, ressaltou a professora Raquel Teixeira.

Dois projetos de lei do Poder Legislativo Federal propõem um conjunto de transformações no setor elétrico que permitirão a expansão da oferta de energia, a ampliação do uso de fontes limpas, a redução de preço da energia elétrica e seu uso consciente. “Nós trabalhamos junto à nossa bancada no Congresso Nacional pela portabilidade da conta de luz”, afirmou Raquel Teixeira.

Ideb – Como responsável que foi até há pouco tempo pela gestão da Educação do Estado, ela aproveitou a oportunidade para falar também dos resultados obtidos por Goiás na educação, 1° lugar no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio.

Raquel Teixeira comemorou o fato de um estudo divulgado pelo Insper, feito pelo pesquisador Ricardo Paes de Barros, ter mostrado que Goiás “está na dianteira do desenvolvimento educacional no Brasil”, e que, segundo o pesquisador, “se 10 estados no País fossem como Goiás, o Brasil seria outro”. O Insper é uma instituição sem fins lucrativos de ensino superior e pesquisa reconhecida como referência em Administração, Economia, Direito e Engenharia. (* Especial para O Hoje)

O nosso candidato ao Governo de Goiás, Zé Eliton, tem dito sempre que é um gestor que não gosta de surpresas. Ele gosta da segurança e das regras claras”

Raquel Teixeira

 

Governador comemora índice da Educação goiana

O governador Zé Eliton (PSDB), candidato à reeleição, comemorou o resultado do Ministério da Educaçãomostrando que a Educação de Goiás continua liderando os índices nacionais. A rede pública estadual goiana é líder nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Médio e no Ensino Fundamental II. No Ensino Fundamental I, Goiás ficou na 2ª colocação. “Fico emocionado em ver o Brasil reconhecer Goiás por sua Educação. Ver o Brasil reverenciar Goiás. Outros estados são mais ricos que nós, mas nenhum tem a Educação que nós temos”, afirmou Eliton em entrevista coletiva, que contou com a participação de centenas de estudantes da rede estadual.

Em seguida, os estudantes foram convidados pelo governador, junto com professores e servidores administrativos, para conhecer as dependências do Palácio das Esmeraldas, residência oficial do governador. “Hoje, o Palácio das Esmeraldas virou a Casa do Estudante! Comemoramos, juntos, os incríveis resultados que a rede estadual de ensino alcançou no Ideb e no Saeb. Conquistas dos alunos e de todos que se empenham diariamente a ensiná-los. Orgulho demais dessa turma! Vamos em frente, pessoal!”, declarou o governador em postagem no Facebook.

Resultado

Para Eliton, o resultado tem de ser dividido com os protagonistas dessa conquista. “Temos alunos dedicados, que se preocupam com o seu futuro e professores bem formados. Temos pessoas que atuam na área administrativa com muita eficiência. É bom celebrar o hoje, mas sem tirar os olhos do amanhã. Temos hoje a melhor Educação do Brasil, mas ainda temos um longo caminho a percorrer rumo à Educação que queremos.”

O governador narrou a época em que estudou em escola pública da rede estadual no município de Posse. “Há muitos anos, eu saí de uma cidade do interior, Posse, e estudava em uma Escola Pública, como todos vocês que estão aqui hoje. Estudei na Escola Estadual Dom Prudêncio e hoje sou o governador do Estado de Goiás”, contou. “Queremos ser Excelência, onde cada aluno possa concluir seu curso e ter uma oportunidade de emprego, ter direito a ir para a faculdade, a terminar a faculdade e estar bem colocado no mercado de trabalho”.

Plano de Governo

Candidato à reeleição, Zé Eliton reiterou uma de suas propostas, para melhorar ainda mais o nível da educação pública em Goiás, por meio da oferta de cursos de Mestrado aos docentes. “Daremos agora os próximos passos e o primeiro deles será garantir que todos os professores possam fazer um mestrado e garantir aos alunos o direito de estudar integralmente sem se preocupar em ter que trabalhar para ajudar nas despesas de casa”, frisou.

  

 

Veja Também