PSDB Goiás realiza convenção neste sábado

Ato deverá reconduzir o ex-governador Marconi Perillo ao cargo de presidente

Postado em: 27-10-2023 às 08h24
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: PSDB Goiás realiza convenção neste sábado
Ato deverá reconduzir o ex-governador Marconi Perillo ao cargo de presidente (Foto: Ícaro Gonçalves/O Hoje)

O PSDB realiza sua convenção estadual neste sábado (28). O evento será no auditório Carlos Vieira, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), das 9h às 12h. O ato deverá reconduzir o ex-governador Marconi Perillo ao cargo de presidente.

Destaca-se, Marconi também está entre os favoritos do deputado federal Aécio Neves para presidir a sigla no País. Nem ele e nem o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite – atual presidente -, têm interesse na função.

“Não tenho interesse em voltar à presidência do PSDB, que já exerci durante cinco anos”, reforçou à Folha de S.Paulo no último fim de semana. Além de Perillo, Aécio destaca o ex-senador José Aníbal (SP), o ex-governador Reinaldo Azambuja (MS), a governadora Raquel Lyra (PE) e o líder na Câmara, Adolfo Viana (BA).

Continua após a publicidade

Como está o PSDB goiano?

Para além da figura de Marconi, que se limita a ‘dar as caras’ em períodos eleitorais, o partido conta atualmente com poucos nomes no poder. A sigla tem uma cadeira na Câmara Municipal de Goiânia, duas na Alego e uma na Câmara dos Deputados, em Brasília. 

Lêda Borges é a tucana goiana no Congresso. No entanto, o entendimento é que a política ainda não mostrou a que veio. Sem contar que tem transparecido uma inclinação significativa rumo ao governo Ronaldo Caiado — principal adversário político do ex-governador Marconi. 

Há quem fale, na tentativa de reverter o quadro dos últimos anos, que o partido pode lançar candidatura própria na capital. Isso, no entanto, é lido por alguns nomes do alto escalão da política goiana como mais um possível erro estratégico. “Melhor seria para o partido fazer uma boa composição, ingressar em uma boa chapa, uma chapa com chances reais de vitória, do que investir em uma candidatura própria e terminar, de novo, sem espaço”, defende uma fonte. 

Quanto aos possíveis candidatos, especula-se o nome do jornalista Matheus Ribeiro. Com mais de 46 mil votos em 2022, ele é suplente do partido na Câmara Federal e uma aposta. Também é ventilado o nome da vereadora Aava Santiago, que é presidente metropolitana da sigla. 

Um dos nomes do PSDB na Alego, o do deputado José Machado – o outro é Gustavo Sebba –, reconheceu em entrevista à reportagem que a situação do partido “desafia” suas lideranças. Apesar disso, transpareceu otimismo. 

“Encontraremos maneiras sólidas de revitalizar nosso partido e restaurar sua posição de destaque na política estadual, conscientes de que vivemos uma mudança desde os tempos em que Marconi Perillo governava o nosso estado e enfrentamos obstáculos para manter nossa influência anterior”, avaliou. 

Sobre as estratégias para alcançar a tão sonhada sobrevivência, disse: “estamos comprometidos diariamente em percorrer nosso estado e nos conectar com as bases”. 

E continuou: “Estamos empenhados em unir a experiência dos líderes mais antigos do partido com a energia e as ideias da renovação. (…) Acreditamos que, por meio de alianças responsáveis, ouvindo os anseios da população e mantendo um compromisso sincero com o bem-estar de todos, podemos reverter nossa situação e trabalhar rumo a um PSDB mais robusto”.

Veja Também