Jânio Darrot, a tacada política que ‘restou’ ao MDB de Vilela

Ex-prefeito de Trindade se reuniu com o governador Ronaldo Caiado para tratar da possibilidade de disputar em Goiânia. Situação do partido ‘se agravou’ após recúo de Ana Paula e dificuldades do projeto de Gustavo Mendanha

Postado em: 28-10-2023 às 08h00
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Jânio Darrot, a tacada política que ‘restou’ ao MDB de Vilela
Jânio Darrot, a tacada política que ‘restou’ ao MDB de Vilela | Foto: Reprodução

Ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot (MDB) disse ao governador Ronaldo Caiado (União Brasil) que toparia disputar a prefeitura de Goiânia, “pois é um projeto que vale a pena”. O empresário esteve no Palácio das Esmeraldas em 10 de outubro, após convite do chefe do Executivo estadual para discutir as possibilidades para a capital, em 2024.

Questionado se tinha deixado a vida pública, Jânio diz que não foi bem assim. “Não abandonei a vida pública. Saí da prefeitura e me dediquei aos negócios, questão empresarial… Temos também o agronegócio na produção de soja e carne. Nossas fazendas. Mas quando o governador fez o convite, eu falei para ele que toparia, porque é um projeto que vale a pena. Acredito que posso contribuir muito com Goiânia”, esclareceu. 

Ele informou – sobre em outras ocasiões não ter colocado o nome à disposição – que, como deputado, não teria como fazer tanta diferença, mas como prefeito é possível. Mas sobre já ser pré-candidato, ele afirma que houve apenas uma conversa, “muito inicial, uma sondagem. Para ver se eu tinha interesse, caso tivesse viabilidade e as pesquisas qualitativas demonstrassem que eu tenho o perfil”.

Continua após a publicidade

A informação divulgada pela imprensa é que pesquisas qualitativas apontam que o goianiense busca um prefeito com perfil gestor, mas também com experiência política. O próprio Jânio, que tem 40 anos no setor produtivo, lembra que atuou dois anos como deputado e outros oito como prefeito de Trindade. “Então, eu disse [a Caiado] que estou pronto. Me sinto preparado. Se a base aliada me escolher, estou pronto. Vou me preparar para fazer uma boa campanha. Se for escolhido e ganhar a eleição, estarei preparado para administrar Goiânia”, elucidou.

Sobre as diferenças espaciais dos municípios – a capital é quase 10 vezes maior –, Darrot lembra que Trindade tinha problemas estruturais muito grandes. “Infraestrutura, água, esgoto, iluminação, saúde… Revertemos o quadro e colocamos Trindade para ter saúde de qualidade.” 

De acordo com ele, tudo isso dá embasamento para que ele possa fazer uma boa gestão em Goiânia. “Conheço bem os problemas. De mobilidade, de trânsito”, cita. Segundo ele, a capital cresce acelerada e é preciso acompanhar. “Prefeito tem que realizar muito, trabalhar muito, para que as pessoas tenham qualidade de vida.”

Eleição competitiva

Vale lembrar, a capital pode ter muitos nomes no páreo de 2024. Entre eles, o atual prefeito Rogério Cruz (Republicanos), além da deputada federal Adriana Accorsi (PT), que deve colocar o nome à disposição como pré-candidata neste sábado (28), o também deputado federal Gustavo Gayer (PL) e o senador Vanderlan Cardoso (PSD), que tem perfil semelhante ao ex-prefeito de Trindade.

“Eleição difícil, com muitos candidatos. Mas é normal. Se meu nome for definido pela base de Caiado, vou me preparar para isso. Fazer uma boa campanha e apresentar propostas que vão de encontro ao interesse do goianiense”, disse despreocupado.

Atualmente, o domicílio eleitoral de Jânio ainda é Trindade. Ele lembra, contudo, que o residencial é Goiânia desde os anos 1990. A mudança, caso se confirme a candidatura, pode ser feita com até 151 dias antes da eleição. “Não tenho pressa. Deixei o governador à vontade. Tem que acontecer de forma natural. Acredito que até fevereiro tenha uma definição. Aí entramos em pré-campanha”, concluiu.

Veja Também