Senado discute criminalização do porte de drogas após decisão do STF

CCJ discute resolução após decisão do STF

Postado em: 31-10-2023 às 12h47
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Senado discute criminalização do porte de drogas após decisão do STF
Constituindo mais um embate entre o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) | Foto: Divulgação/Jefferson Rudy, Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) discute nesta terça-feira (31/10) nova PEC para a criminalização do porte e da posse de drogas, com a assinatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). Constituindo mais um embate entre o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com anúncio, o debate está previsto para ter como representantes o do Ministério da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino e a ministra Nísia Trindade da Saúde. O objetivo é a discussão para a atual audiência em andamento no Senado Federal.

Leia também: TSE retoma julgamento de Bolsonaro por abuso de poder político no 7 de setembro de 2022

Continua após a publicidade

Esta reunião veio de frente com a decisão do STF da descriminalização do porte e da posse de drogas, que foi votada de 5 a 1 em agosto. Um movimento anterior a este veio com o Marco Temporal também votado pelo STF e vetado parcialmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Em resposta, o Senado propôs uma PEC para limitar o poder do STF em decisões referentes ao legislativo, que foi aprovada em outubro pelo CCJ.

Veja Também