Equívoco de Sergio Moro no Enem gera polêmica e provocações nas redes sociais

Erro de grafia do senador é alvo de críticas e ironias, levantando debates sobre competência.

Postado em: 07-11-2023 às 15h50
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Equívoco de Sergio Moro no Enem gera polêmica e provocações nas redes sociais
Foto: Senado

No último dia 6 de novembro, o senador federal Sergio Moro, membro do partido União Brasil-PR, utilizou suas redes sociais como plataforma para expressar sua opinião sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Moro alegou que a prova está impregnada de “doutrinação ideológica” e sofre de problemas de redação e confusão na formulação de questões. No entanto, sua crítica acabou sendo ofuscada por um equívoco: o ex-juiz da Lava Jato escreveu “Enen” ao invés de “Enem”.

A repercussão do comentário de Moro foi intensa, mas de uma forma que ele certamente não antecipava. Após a edição da publicação corrigindo o erro de grafia, os internautas não deixaram passar despercebido o lapso cometido pelo senador. O deputado federal André Janones, filiado ao partido Avante-MG, aproveitou a oportunidade para alfinetar Moro, questionando suas habilidades em lidar com provas acadêmicas.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) também se pronunciou sobre o incidente, ironizando o erro de Moro em um comentário na postagem do senador. A UNE declarou: “Acreditamos que se você fosse o redator da prova, palavras como Conge, Enen, Juge dentre outras… E depois quem não estuda somos nós”.

Veja Também