Senado aprova, em primeiro turno, texto-base da reforma tributária

53 senadores votam a favor da proposta, que agora segue para segundo turno

Postado em: 08-11-2023 às 19h35
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Senado aprova, em primeiro turno, texto-base da reforma tributária
Essa é a primeira mudança feita no sistema de impostos sobre consumo desde a redemocratização em 88 | Foto: Marcelo Camargo/ABr

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (8), em primeiro turno, o texto-base da reforma tributária por 53 votos a 24. A matéria passou pela aprovação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na última terça-feira (7).

A reforma tributária simplifica tributos federais, estaduais e municipais, além de estabelecer a possibilidade de tratamentos diferenciados, setores com alíquotas reduzidas como, por exemplo, serviços de educação, medicamentos, transporte coletivo de passageiros e produtos agropecuários. A proposta prevê, ainda, um Imposto Seletivo, apelidado de “imposto do pecado”, para desestimular o consumo de produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente, e assegura isenção tributária a produtos da cesta básica.

A PEC substitui cinco tributos por dois Impostos sobre Valor Agregado (IVAs):

Continua após a publicidade

  • Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS): com gestão federal, unificando IPI, PIS e Cofins;
  • Imposto sobre Bens e Serviços (IBS): gestão compartilhada de estados e municípios, unifica o ICMS (estadual) e ISS (municipal).

Após a aprovação do texto-base, os senadores começam a analisar os destaques ao substitutivo do relator Eduardo Braga (MDB-AM). A votação dos destaques está prevista para a próxima semana. Antes da promulgação, a proposta retorna à Câmara dos Deputados, devido a alterações que foram feitas pelo Senado.

Veja Também