Lula faz críticas a ofensiva de Israel à Gaza: “Joga bombas onde tem crianças e mata inocentes”

O presidente também comentou a repatriação de 32 brasileiros que estavam em Gaza

Postado em: 13-11-2023 às 15h48
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Lula faz críticas a ofensiva de Israel à Gaza: “Joga bombas onde tem crianças e mata inocentes”
O presidente também comentou a repatriação de 32 brasileiros que estavam em Gaza | Foto: Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta segunda-feira (13/11), que Israel bombardeia locais onde há crianças e mata inocentes sem critério algum na Faixa de Gaza. “A quantidade de mulheres e crianças que já morreram e a quantidade de crianças desaparecidas, a gente não tem conhecimento em outra guerra”, afirmou Lula.

“Nessa guerra, depois do ato provocado, e eu digo ato de terrorismo do Hamas, as consequências, as soluções de Israel, é tão grave quanto foi a do Hamas, porque eles estão matando inocentes sem critério nenhum. [Israel] joga bomba onde tem criança, onde tem hospital, a pretexto que um terrorista está lá. Não tem explicação”, continuou.

Repatriação

O presidente também comentou a repatriação de 32 brasileiros que estavam em Gaza. Eles esperaram 36 dias para atravessar a passagem de Rafah, entre Gaza e o Egito.

Continua após a publicidade

“Nós estamos trazendo o que foi possível liberar com muito sacrifício, porque dependia da boa vontade de Israel, dependia da quantidade de pessoas, porque a gente não sabia.”

“Todo dia [eu] ligava de manhã e de tarde, ligava com o ministro de Israel, ligava com o ministro do Egito, ligava com o nosso embaixador. Finalmente, nós conseguimos trazer as 32 pessoas. Agora, vamos ver se tem gente na Cisjordânia que queira vir, porque nós não vamos deixar nenhum brasileiro ou brasileira lá se ele quiser voltar”, completou.

Lula confirmou que receberá, na noite desta segunda-feira (13), os brasileiros e seus familiares palestinos repatriados da Faixa de Gaza. A previsão é que a aeronave pouse na Base Aérea de Brasília às 23h30.

Em publicação nas redes sociais, Lula comentou sobre a agenda do dia. “A segunda-feira começa com muito trabalho. Reunião com ministros, cerimônia de sanção do projeto de lei que atualiza a Lei de Cotas e, à noite, vou receber os brasileiros e parentes palestinos que chegam ao Brasil de Gaza”, escreveu.

A recepção, entretanto, não consta na agenda oficial da Presidência. Os repatriados já estão caminho do Brasil. O avião VC-2, cedido pela Presidência da República para atuar na Operação Voltando em Paz, decolou às 6h51 (horário local) desta segunda (13), do Cairo, no Egito, com 32 repatriados. Haverá duas paradas técnicas: em Las Palmas, na Espanha, e na Base Aérea do Recife, já em solo brasileiro.

O grupo receberá apoio psicológico, cuidados médicos e imunização e terão um período de repouso em Brasília, em alojamento da Força Aérea Brasileira (FAB), antes de se deslocarem para outras cidades no Brasil. Ao chegarem ao Brasil, também será feita a regularização migratória, pela Polícia Federal, e a emissão de outros documentos que permitam o acesso a serviços públicos e ao emprego. 

Veja Também