Empréstimo solicitado por Aparecida ao Brics pode mudar cenário político na cidade

Pedido, que recebeu parecer positivo do Tesouro Nacional, segue para conferência da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e passa por outras pastas até chegar em comissão do Senado

Postado em: 14-11-2023 às 08h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Empréstimo solicitado por Aparecida ao Brics pode mudar cenário político na cidade
Nos bastidores, o prefeito Vilmar Mariano (MDB) vê uma oportunidade: acelerar as obras da gestão de olho no projeto de reeleição | Foto: Reprodução

Caso seja efetivado, o empréstimo de U$ 120 milhões (cerca de R$ 590 milhões) do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o Banco do Brics, solicitado pela prefeitura de Aparecida de Goiânia pode mudar o cenário eleitoral de 2024 na cidade. Na última semana, a secretaria do Tesouro Nacional (STN) emitiu parecer técnico à gestão com o aval. O secretário da Fazenda da cidade, Einstein Paniago, confirmou a situação por meio da assessoria. 

O Banco do Brics aprovou, em 10 de julho, o empréstimo de US$ 120 milhões. O Poder municipal pretende aplicar a verba em investimentos em infraestrutura, mobilidade urbana, educação, meio ambiente e outras áreas estratégicas. Nos bastidores, o prefeito Vilmar Mariano (MDB) vê uma oportunidade: acelerar as obras da gestão de olho no projeto de reeleição. 

Vale citar, pesquisas eleitorais realizadas este ano mostram que o deputado federal Professor Alcides (PL) lidera o cenário em Aparecida. Ele polariza, justamente, com o prefeito da cidade, Vilmar Mariano.

Continua após a publicidade

Ex-prefeito de Aparecida e aliado de Vilmar, Gustavo Mendanha (PRD, rumo ao MDB) vê a notícia como positiva. De acordo com ele, contudo, o ideal seria que as obras já saíssem esse ano, uma vez que 2024 é ano eleitoral e pode gerar algum tipo de debate. Mas de qualquer forma, ele avalia positivamente a questão.

“Se as obras saírem, com certeza será muito bom. Mas só de aprovar já é uma notícia muito boa para ele dar. A notícia tem que ser comemorada. [Como disse] O ideal seria que saíssem ainda esse ano, seria mais forte, do que no ano que vem”, avalia.

Sobre o empréstimo, com o parecer, o pedido segue para conferência da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Contudo, ele ainda precisa passar pelo ministro Fernando Haddad que também precisa dar o aval, antes de enviar o documento à Casa Civil. A última etapa é a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE), que é presidida pelo senador goiano, Vanderlan Cardoso (PSD).

Mais avaliações

O professor e cientista político Marcos Marinho também comentou a situação a pedido do Jornal O Hoje. De acordo com ele, Vilmar precisa conseguir transformar o investimento em “uma mega ação” com projetos, execuções, publicidade e atração de lideranças. “Aí sim o retorno será satisfatório.” Para ele, “só ter dinheiro em caixa não melhora imagem de prefeito”. 

Em Aparecida, além de Vilmar e Professor Alcides, o pleito também pode ter o presidente da Câmara de Goiânia, vereador André Fortaleza (MDB) no páreo. Ao Jornal O Hoje, ele afirmou que, “sem dúvida nenhuma o impacto desse dinheiro [se sair] será muito grande”.

O pré-candidato ressalta, todavia, que tudo depende de como ele será aplicado. “A preocupação é o dinheiro ser mal usado. Então, depende muito de como será aplicado e nós estaremos atentos à forma como ele for empregado”, reforça. 

O veículo de comunicação também tentou contato com o líder do governo no parlamento, vereador Isaac Martins (PRD). Até o fechamento ele não atendeu às ligações da equipe de reportagem.

Veja Também