Após escolha da Codevasf, nomes são ventilados para PGR

Pelo menos quatro já são cotados para assumir a Procuradoria-Geral da República

Postado em: 14-11-2023 às 07h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Após escolha da Codevasf, nomes são ventilados para PGR
Vale citar que na última segunda-feira (13) completam 48 dias sem que Lula indique um nome para o cargo do Ministério Público Federal (MPF) | Foto: José Cruz/ABr

Bastidores sugerem que os nomes mais cotados para assumir a Procuradoria-Geral da República (PGR) são do ex-vice-procurador-geral da República na gestão de Augusto Aras, Luiz Augusto Santos Lima, e de Aurélio Virgílio Veiga Rios, subprocurador-geral da República.

Anteriormente, Antônio Carlos Bigonha e Paulo Gustavo Gonet ocupavam o favoritismo, mas perderam a força – porém, não estão descartados. Enquanto o primeiro tem apoio de ala do PT, o segundo de ministros como Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, ministros Supremo Tribunal Federal (STF). Lula, contudo, não estaria seguro com esses nomes.

Em relação aos novos, Luiz Augusto seria como uma continuidade do mandato de Aras. Os outros três seriam mais independentes.

Continua após a publicidade

Vale citar que na última segunda-feira (13) completam 48 dias sem que Lula indique um nome para o cargo do Ministério Público Federal (MPF). É o maior tempo que um presidente já demorou para fazer a escolha – antes, Dilma Rousseff (PT) levou 4 dias para indicar Rodrigo Janto.

Em paralelo, foi oficializado o nome do ex-deputado federal Gil Cutrim (Republicanos-MA) para ocupar a diretoria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) voltada a Estratégias e Finanças. A informação foi revelada pelo O Globo. De acordo com o veículo, trata-se de mais um aceno de Lula para o centrão por mais governabilidade.

Veja Também