Cidadania repudia gestos de vereador que imitou macaco em referência a colega negro, em Planaltina de Goiás

Na sessão de segunda-feira (13), Lincon teria imitado um macaco em referência a um colega negro da Câmara, Carlim Imperador (Pros)

Postado em: 14-11-2023 às 18h47
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Cidadania repudia gestos de vereador que imitou macaco em referência a colega negro, em Planaltina de Goiás
Na sessão de segunda-feira (13), Lincon teria imitado um macaco em referência a um colega negro da Câmara, Carlim Imperador (Pros) | Imagem: Reprodução

A direção goiana do partido Cidadania repudiou, nesta quarta-feira (14/11), os comportamentos considerados racistas do vereador Professor Lincon, da cidade de Planaltina de Goiás. Na sessão de segunda-feira (13), Lincon teria imitado um macaco em referência ao colega negro da Câmara Municipal, Carlim Imperador (Pros).

“Tal postura é contrária aos propósitos do Cidadania, proclamados em seus documentos basilares e em sua prática política, fundada no combate ao racismo em todas as suas manifestações, no respeito aos direitos humanos, na tolerância e na democracia”, disse o partido em nota assinada pelo presidente estadual Gilvane Felipe.

Ainda segundo a direção estadual do partido, a sigla “não aceita que ataques raciais sejam promovidos por membros da legenda, seja por que motivo for”.

Continua após a publicidade

Por sua vez, a direção municipal informou que Lincon é filiado desde 2005 e que jamais apresentou comportamento que pudesse desaboná-lo. “Esperamos que o vereador se posicione para esclarecer a situação o quanto antes para que este diretório possa tomar, então, as medidas cabíveis.”

Entenda

Os gestos foram filmados por câmeras que transmitiam a 174ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Em certo momento, Professor Lincon (Cidadania) é visto se dirigindo ao colega Carlim Imperador (Pros), que é negro, enquanto emitia sons semelhantes aos gritos de um macaco.

Em seu perfil no Instagram, Carlim Imperador disse que o episódio causou vergonha e constrangimento. “Precisamos conscientizar a população, então é inconcebível que parta de um parlamentar, um professor, esse tipo de ofensa. Estou extremamente constrangido e ofendido”, disse o parlamentar.

Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia de Planaltina de Goiás por injúria racial. A reportagem não conseguiu contato com o vereador Professor Lincon.

Veja Também