Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Balanço aponta que roubos e homicídios caíram em Goiás

Dados foram comparados aos índices do ano passado e o balanço foi apresentado pelo governador

Postado em: 13-09-2018 às 06h00
Por: Fabianne Salazar
Imagem Ilustrando a Notícia: Balanço aponta que roubos e homicídios caíram em Goiás
Dados foram comparados aos índices do ano passado e o balanço foi apresentado pelo governador

Rafael oliveira*

O governador de Goiás, José Eliton (PSDB), apresentou ontem o balanço dos dados da segurança pública no estado. De acordo com o relatório, vários índices relativos à criminalidade caíram, comparados com os mesmos períodos do ano passado. Os homicídios em Goiás caíram 13,41%; em 2017, as delegacias de Polícia Civil registraram 1.559 boletins de ocorrência dessa natureza. Em 2018 foram 1.350 ocorrências. 

Continua após a publicidade

De acordo com os números apresentados no balanço de Gestão Operacional da Secretaria de Segurança Pública, as tentativas de homicídio reduziram 23,44%; os roubos de veículos caíram 32,42%; os roubos em comércio reduziram 46,77%; os roubos em residência tiveram queda de 37,22%. “Os resultados são fruto de muito trabalho e dedicação de cada policial Civil, Militar, bombeiro e técnico-científico. Ninguém fica nos quartéis parado, os policiais têm trabalhado muito”, disse o governador. 

Na ocasião, também foi informada a entrada em operação do Sistema de Comunicação por Rádio Digital. O governador afirmou que Goiás é um Estado que busca ofertar serviços de qualidade, e que todos os servidores públicos estão cientes e zelosos da missão, atribuição e competência. “Nós temos hoje um Estado que se destaca no âmbito nacional por diversos serviços públicos de qualidade. Cito a Segurança Pública, a Educação, os hospitais da rede estadual aprovados por mais de 90% de seus usuários. Somos campeões em geração de empregos. O Estado é o segundo que mais recebe imigrantes do Brasil inteiro, e quem vem para Goiás não quer sair”, assegurou.

O balanço técnico apresentado pelo tenente-coronel, Geyson Borba, mostra a redução de roubos em aproximadamente 50% em toda a rede de ônibus, e ao analisar o Eixo Anhanguera, a redução dos indicadores atingiu 79%. “Tivemos também uma redução de mais de 80% nos indicadores de roubo e furto de veículos na capital. Os roubos a transeuntes, veículos, a comércio e a residência estão com redução de 30% a 40%”, disse.

Ainda de acordo com tenente-coronel, o intuito do programa é o de promover a integração das forças, principalmente, o incentivo e o aperfeiçoamento da inteligência e a manutenção da redução de todos os indicadores que foram atingidos em 2018. “São destaques desse monitoramento a redução dos roubos e furtos de veículos na capital do Estado que, em 2015, somavam, em média, 832 casos por mês. Em agosto de 2018, os roubos e furtos de veículos em Goiânia somaram 161 casos, uma redução de mais de 80%, ou seja, caímos de 27 veículos roubados por dia para cinco”, pontuou Borba.

O secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, disse ter orgulho de servir  a um governo que é correto, sério, honesto e que dá respaldo para que os agentes exerçam a função com segurança. “Muito obrigado governador José Eliton pelo trabalho realizado à frente da Secretaria de Segurança Pública quando o senhor a comandou, e agora como governador do Estado,” disse.

“Sabemos que temos desafios a enfrentar, mas estamos enfrentando com serenidade, com prudência, com equilíbrio e com segurança. Goiás reduziu 11 dos 12 indicadores de violência. Esse é um grande resultado. E é isso que importa para a população, quando você observa os números de redução de furtos e roubos do Eixo Anhanguera e nos demais terminais de desembarques de passageiros no transporte coletivo, via de regra são crimes difíceis, porém, a polícia está atuando no roubo de veículos, roubo a comércio e em todos os indicadores com redução significativa. Isso mostra que estamos no caminho certo, e é esse o Estado que eu vivo, que sabe das suas dificuldades, mas que melhora a vida das pessoas”, disse Eliton. (* Especial para O Hoje)

Veja Também