Governo de Zé Eliton tem 51% de avaliação positiva em pesquisa

Gestão do governador e candidato à reeleição é avaliado como bom por 35%, regular positivo por 14% e ótimo por 1,1% dos eleitores entrevistados

Postado em: 17-09-2018 às 08h25
Por: Fabianne Salazar
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo de Zé Eliton tem 51% de avaliação positiva em pesquisa
Gestão do governador e candidato à reeleição é avaliado como bom por 35%, regular positivo por 14% e ótimo por 1,1% dos eleitores entrevistados

Rafael Oliveira*

A gestão tucana em Goiás recebeu 50,8% de avaliação positiva pelos entrevistados na rodada da pesquisa Directa/O Hoje divulgada no último sábado (16), divididas entre 35,6% de opiniões em bom e 14,1% em regular Positivo e 1,1 excelente. 

Continua após a publicidade

A pesquisa avaliou o fim de gestão do presidente Michel Temer (MDB) em Goiás e 85% dos entrevistados consideraram o trabalho do emedebista como péssimo e ruim. Os votantes na categoria péssimo somam 50,4% e mais 34,6% votaram como ruim. 

Na intenção de voto para a Presidência, o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, pontuou 27,6% na resposta espontânea, onde o entrevistador não sugere nomes ao entrevistado. Ainda com Lula (PT) na pergunta, 16,5% disseram votar no petista. Marina Silva (REDE), Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes (PDT) e Henrique Meirelles (MDB) ficaram no terceiro pelotão ao pontuar a média 3% cada. Quando o entrevistador mostra uma cartela e estimula a pergunta, o capitão do Exército sobe seus pontos para 31,5% e já sem Lula, quem assume o segundo lugar é Marina Silva com 9,6%. Geraldo Alckmin fica com 8,2%, Ciro Gomes sobe para 7,5% e Henrique Meirelles cresce para 3,5%. 

Governo de Goiás

A diferença entre os candidatos Ronaldo Caiado (DEM) e José Eliton (PSDB) na disputa pelo governo do Estado é de dez pontos percentuais, de acordo com a nova rodada da pesquisa do Instituto Directa/O Hoje realizada entre os dias 10 e 13 de setembro. Ronaldo Caiado continua a liderar a disputa com 36,8% das intenções de voto. O atual governador está com 26,2%. Estes números confirmam a tendência de possível segundo turno na eleição deste ano entre os dois.

O deputado federal e candidato ao Palácio Daniel Vilela (MDB) permanece na terceira colocação com 11,7%. A professora Kátia Maria e candidata pelo PT está na quarta posição com 3,5%. Nenhum dos outros candidatos registrou mais de 1% no levantamento. Weslei Garcia (Psol) anotou 0,8%; Marcelo Lira (PCB) pontuou 0,6% e Alda Lúcia (PCO) com 0,5%. Os entrevistados que pretendem anular o voto somam 10,8% dos entrevistados e quem não soube ou não quis opinar marcou 9,1%. 

O instituto Directa também mediu o humor do eleitorado a respeito dos candidatos numa sondagem espontânea, ou seja: sem o auxílio da cartela com os nomes dos políticos. Neste quadro, a diferença entre Caiado e Eliton é ainda menor. O senador lidera com 14,5% e o governador aparece com 9,7%. Daniel foi mencionado por 4,6% dos entrevistados. Kátia Maria, por 1,5%. Disseram que pretendem votar em Marcelo Lira 0,6% e em outros nomes que não estão na disputa, 0,7%. O contingente de indecisos chega a 58,3%. Votos nulos somam 10,1%. 

O candidato tucano tem a menor rejeição por parte do eleitorado entre os três primeiros colocados na disputa – José Eliton pontua apenas 11% de rejeição. O candidato do MDB, Daniel Vilela, lidera a rejeição ao governo com 15%, em segundo vem Kátia Maria (PT) marcando 14% e em terceiro o senador Ronaldo Caiado (DEM), pontuou 12,50%. 

Senado

O instituto também perguntou aos eleitores em quem votarão para as duas vagas ao Senado. O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) está em primeiro lugar com 32,1% das intenções de voto. A senadora e candidata à reeleição Lúcia Vânia (PSB) está em segundo com 29,2%. Em terceiro, o vereador Jorge Kajuru (PRP) com 28,5% e em quarto, Vanderlan Cardoso (PP) com 14,6%.

Wilder Morais (4,6%), professora Magda Borges (3,2%), professora Geli (2,8%), Agenor Mariano (2,6%), professor Alessandro Aquino (1,9%), Luis Cesar Bueno (1,8%), Fabrício Rosa (1,1%) e Santana Pires (0,9%). Votos nulos representam 12,7%. Não souberam ou não quiseram responder 10,1% dos entrevistados. O instituto ouviu 1.002 eleitores em 60 municípios entre os dias 10 e 13 de setembro deste ano. A margem de erro é de 3,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob protocolo 05872/2018. 

Otimista com pesquisas, base tucana prevê virada eleitoral em outubro

Em clima de virada, a população e a militância dos partidos da Coligação Goiás Avança Mais (PSDB, PSB, PTB, PSD, PPS, PR, SD, PV, Patriota, Rede, Avante) receberam o governador Zé Eliton (PSDB), candidato à reeleição, em grande carreata ontem. “Mais uma vez, a população do Entorno de Brasília nos recebe com muito carinho, uma alegria que nos emociona e renova as nossas energias para que trabalhemos mais pela região e por Goiás”, disse Zé Eliton ao final da carreata. 

O candidato ao governo estava acompanhado do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e da senadora Lúcia Vânia (PSB), candidatos ao Senado, do prefeito Hildo do Candango (PTB) e da primeira-dama Aleandra Sousa (PTB), que é a segunda suplente de Marconi, vereadores e lideranças comunitárias da região. Hildo disse que, no que depender do Entorno de Brasília, não apenas a virada está garantida, mas também a vitória no primeiro turno, dia 7 de outubro.

“Vamos virar no primeiro turno, nós temos feito um trabalho dedicado aqui em Águas Lindas e região, um trabalho diuturnamente. E temos sentido a onda da virada, o crescimento é constante, vamos vencer”, disse o prefeito de Águas Lindas Hildo do Candango (PTB). 

A concentração da grande carreata da Coligação Goiás Avança Mais saiu do Morada da Serra e percorreu todas as ruas de Águas Lindas. Festa bonita que reuniu toda a militância, simpatizantes e a população, que abraçou a reeleição do candidato Zé Eliton.

O ex-governador e candidato ao Senado Marconi Perillo disse que a militância está animada e trabalhando muito para garantir a vitória do Zé Eliton. “Momento de virada! Expectativa muito boa, mobilização grande em todos os cantos do Estado dos companheiros, da militância entrando em clima de virada rumo à vitória. Eu já previa isso, mas agora já percebi claramente a onda azul chegando em todo canto. Vamos virar e vamos ganhar”, disse o ex-governador. 

“Expectativa é muito boa, a campanha cresceu e a militância está animada. Zé Eliton tem trabalho, competência, e está preparado para governar nosso Estado”, afirmou Lúcia Vânia durante sua chegada à carreata. 

O governador e candidato à reeleição Zé Eliton disse que o outro lado está acostumado a cair da mula e que hoje vai quebrar o salto o alto. “Uma alegria total, recepção maravilhosa organizada pelo prefeito Hildo. Sucesso total, vamos vencer. O outro lado está acostumado a cair da mula e vai quebrar o salto alto, e nós vamos ganhar essa eleição”, disse o governador.

“Eu trago a mensagem de esperança, de fé, de esperança e de muito trabalho. Eu e o prefeito Hildo temos feito um excelente trabalho, e nós juntos vamos continuar realizando um excelente trabalho pela cidade de Águas Lindas e por Goiás”, disse o Zé Eliton.

Justiça Eleitoral libera ‘pílula da carona’ da coligação de Zé Eliton 4A Coligação Goiás Avança Mais, liderada pelo governador Zé Eliton (PSDB), candidato à reeleição, venceu mais uma batalha jurídica contra o senador Ronaldo Caiado (DEM). O juiz eleitoral Juliano Taveira Bernardes cassou a liminar concedida à coligação do senador Ronaldo Caiado (DEM) que tirou do ar a chamada “pílula da carona”.

Além de afirmar que a peça não macula o candidato, o magistrado critica a coligação de Caiado por tentar interferir no andamento de debate político e afirma que “algumas questões”, como a pílula da carona, “são importantes para informar o eleitor e ajudá-lo na hora de definir suas opções do voto”.

O trecho da propaganda que Caiado tentou censurar mostra uma família pedindo carona à beira de uma estrada de terra. A sequência mostra que uma caminhonete com o adesivo de Caiado passa em alta velocidade, rejeitando o pedido. Em seguida, pai e filhos também são ignorados por um Chevrolet Camaro amarelo no qual se vê um adesivo de Daniel Vilela (MDB). É quando então passa um corcel branco, com a identificação da campanha de Zé Eliton: o carro para e a família embarca.

*”É até possível dizer que a peça publicitária queira passar a impressão de que os apoiadores – e, por tabela, o próprio candidato – não se preocupam com a situação de agrura dos mais pobres”, diz o magistrado.* “Todavia, o debate político costuma enveredar para outras questões. E alguma delas, bem ou mal, são importantes para informar o eleitor e ajudá-lo na hora de definir suas opções do voto”, afirma Juliano Bernardes.

“Nesta fase de provimento final, entendo que a propaganda atacada, embora de clara natureza negativa, não violou a legislação eleitoral. Como entendi na decisão concessiva da liminar, o vídeo impugnado, veiculado no horário eleitoral gratuito, por si só, não macula a propaganda ou mesmo a honra, imagem pessoal do candidato da coligação Representante”, afirma o magistrado.

“No caso, o vídeo retrata não o candidato em si, mas um carro com adesivo de apoio ao candidato”, “contudo não há daí estabelecer liame direto de degradação ou ridicularização do político, o qual nem chegou a ser pessoalmente citado ou retratado”, conclui. “Não vejo motivos para proibir”, decide.

 

  

Veja Também