Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Ronaldo Caiado ouve demandas e sugestões do esporte goiano

Senador se reuniu com representantes do segmento esportivo em Goiás e prometeu melhorar estrutura física e valorizar profissionais

Postado em: 19-09-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Ronaldo Caiado ouve demandas e sugestões do esporte goiano
Senador se reuniu com representantes do segmento esportivo em Goiás e prometeu melhorar estrutura física e valorizar profissionais

Para Caiado, integrar o esporte com mais ênfase na rede estadual concorda com a proposta de um  governo focado no cidadão (Junior Guimarães)

Rafael Oliveira*

Cerca de 100 representantes do segmento esportivo em Goiás apresentaram nesta terça-feira suas sugestões para o candidato ao governo Ronaldo Caiado (DEM). Caiado se comprometeu  a buscar soluções para incentivar as práticas esportivas, melhorar as instalações físicas e valorizar os profissionais. 

Continua após a publicidade

Uma das sugestões apresentadas e acatada de pronto pelo candidato, trazida pelo professor de Educação Física Mário Pedroso, foi a promoção do esporte estudantil. “As escolinhas de iniciação esportiva não existem nos colégios públicos de hoje. A infraestrutura dos colégios, bem como os materiais existentes neles, são insuficientes para que escolinhas sejam desenvolvidas no próprio colégio, como antigamente”, disse.

Para Caiado, integrar com mais ênfase o esporte na rede estadual de ensino está em consonância com a proposta que tem de ter um governo focado no cidadão. “Temos de trazer de volta esta prática esportiva estudantil. Esse deve ser o foco. Pode ter a certeza de que esse ponto será incluído em nosso plano de governo, garantiu o senador.

Reforço

A campanha do senador Ronaldo Caiado (DEM) ao governo de Goiás recebeu novas adesões de lideranças de diferentes partidos políticos e regiões do estado. Alguns prefeitos da base tucana no governo e outros da base emedebista do candidato Daniel Vilela (MDB), como a prefeita de Caturaí, Divina Zago (PDT), na base do governador José Eliton (PSDB) até então e do prefeito de São Luiz do Norte, Jacob Ferreira (MDB), e de vereadores, ex-prefeitos, autoridades políticas, secretários e líderes das duas cidades e também dos municípios de Goiatuba, Ivolândia, Itapaci e Porteirão. 

Ronaldo Caiado definiu o cenário como um momento oportuno para a construção de alianças para superar as dificuldades do estado e melhorar a vida do cidadão. “São lideranças que estão depositando a confiança na nossa campanha. Tenho convicção de que se todos abraçarmos essa causa juntos, vamos superar as adversidades. Goiás é um estado rico, promissor, com posição geográfica especial e com um povo que quer ter um governo compatível com o sentimento de quem quer trabalhar e produzir”, afirmou o senador.

O principal responsável pela articulação, o candidato a vice de Caiado, deputado estadual Lincoln Tejota (PROS) classificou as adesões como um ato simbólico de reafirmação do compromisso do senador de levar desenvolvimento para todas as regiões de Goiás. “São apoios importantes que chegam para qualificar nossa campanha. Fico feliz vendo a contribuição de lideranças de municípios onde tenho representatividade e histórico de trabalho. (* Especial para O Hoje) 

Daniel elege pautas sociais como prioridade de gestão  

Lucas de Godoi* 

O deputado federal e candidato ao Governo de Goiás pelo MDB, Daniel Vilela, defendeu como centro de sua campanha as propostas sociais. Ele mencionou que pretende isentar as famílias em condição de vulnerabilidade das cobranças de água e luz, além de retomar o programa ‘Pão e Leite’, para atender crianças de 0 a 6 anos “com um alimento altamente nutritivo”. 

Daniel enfatizou que seu plano de governo é estruturado em sete eixos que perpassam por todas as áreas do governo, mas que as propostas de maior discussão são os projetos sociais. “A gente observa que com a crise vivida, muitas famílias vivem em vulnerabilidade social”. É essa parte da população que Vilela promete que será melhor assistida. 

O candidato falou que pensou em um projeto que pudesse ser executado nos quatros anos de gestão, levando em conta as necessidades da população e sem fazer propostas mirabolantes. “A gente já imaginava, através do diálogo com a sociedade, o desejo dos goianos de um processo eleitoral que fosse transparente e objetivo”. Ele promete eficiência na prestação de serviços públicos, melhorias no sistema de saúde pública e mais segurança. 

Ao falar sobre Educação, o emedebista criticou o aproveitamento que os alunos percebem durante o Ensino Médio. Segundo ele, a maioria sai das escolas sem conhecimento adequado para entrar na universidade ou para encarar o mercado de trabalho. 

O governadoriável pretende pagar a conta de água e energia para cerca de 120 mil famílias goianas. O critério para ter acesso ao programa será o consumo, de até 50 kWh de energia e até até até cinco mil litros de água. Daniel entende que o custo desses dois serviços impactam o orçamento das famílias e não vão onerar o Estado. “Com o custo mensal de aproximadamente R$ 5 milhões, isso é insignificante para um Estado que tem orçamento de R$ 1,3 bilhão”,  explicou em entrevista ao portal de notícias Diário do Estado.

Em relação aos demais programas sociais, a exemplo do Renda Cidadã, o deputado prometeu continuar e ampliar, antes de indicar que o modelo de assistência social começou na gestão do ex-governador Maguito Vilela, em 1995. “Programa que à época foi referendado pela Unicef como um importante plano de transferência de renda e avançou para uma tecnologia de cartão que à época não era acessível”, pontuou.

Compromisso com servidores

Em reunião com dirigentes de entidades que representam servidores públicos, ontem, o candidato Daniel Vilela firmou compromisso de manter diálogo permanente e adotar uma nova política de valorização do funcionalismo estadual, caso seja eleito. “O diálogo é a melhor forma de motivar e fazer uma gestão realizadora, que valorize o trabalho dos nossos servidores”, afirmou o candidato durante reunião com o Fórum em Defesa dos Servidores e dos Serviços Públicos de Goiás.

Daniel lembrou que um dos seus principais compromissos de campanha é destinar 50% das funções comissionadas do Estado para servidores de carreira, como forma de valorizar as categorias do funcionalismo. “Queremos os quadros técnicos ocupando as funções de liderança, dando a eles a oportunidade de desenvolverem seu trabalho em benefício do Estado. Não dá para um governo ser comandado somente por indicações políticas, muitas delas sem observar sequer a capacidade do agente público de assumir determinadas missões”, afirmou. (* Especial para O Hoje)

Wilder fecha com pastores e lança bispo como suplente  

O senador Wilder Morais (DEM) reuniu milhares de apoiadores de sua campanha na Pecuária de Goiânia na noite desta segunda-feira (17) para anunciar o bispo Abigail Almeida, presidente da Assembleia de Deus Fama, como seu primeiro suplente na luta pela reeleição.

Em seu discurso, Wilder disse que o que mais impressiona no companheiro de chapa é seu currículo religioso. Após se manifestar sobre sua trajetória e a relação que tem com Ronaldo Caiado (DEM) e bispo Abigail, Wilder foi ovacionado pelos religiosos presentes no evento ao citar uma frase de Jair Bolsonaro: “Brasil acima de tudo e Deus acima de todos!”. O parlamentar já disse mais de uma vez que apoia o candidato a presidente, pois “só ele pode dar um freio de arrumação no Brasil”.

Apesar deste ser o momento que mais desertou palmas no encontro, a grande surpresa foi a presença da candidata à deputada federal Dona Iris Araújo (MDB), que declarou apoio ao projeto de Wilder Morais (DEM) e Abigail Almeida (PSC). 

Ela reafirmou que a candidatura de Wilder é uma “postulação legítima” e deixou claro que apoia Abigail por ser amiga da liderança religiosa há tempos. “Cumprimento Abigail pelo seu trabalho, pela sua luta, por tudo que representa no pastoreio aqui no Estado de Goiás”.  Em seu pronunciamento, Iris defendeu uma igreja que discuta política, desde que não se partidarize o templo. “Os limites partidários devem ser respeitados. E aqui represento o MDB, meu partido. Sou mulher que tenho posições definidas.”

Em seu discurso, bispo Abigail Almeida agradeceu a presença de dona Iris e os companheiros da igreja. Reiterou que entrou com Wilder na campanha por conhecê-lo: “Sei que Wilder tem mãos limpas na política! Por esta razão me dispus a somar com ele”.

Abigail ainda se desculpou pela ausência do bispo Manuel Ferreira, o bispo primaz da Igreja Assembleia de Deus Madureira que também apoia Wilder. “Caiu um temporal em Brasília e ele não pode se deslocar até aqui”.

Durante seu discurso, Wilder reafirmou seu compromisso com a família e a igreja.  Reiterou sua luta contra a corrupção: “Essa palavra não faz parte do nosso dicionário”.  Lembrou que 60% dos eleitores ainda estão indecisos e que com a “graça de Deus” terá a vitória em 7 de outubro. Reconhecido por ser bom de negócios, Wilder pediu um empréstimo amigável no palco: “Por favor, emprestem para nós a energia de vocês nestes 20 dias. Nos ajude a vencer esta eleição. Nos empreste sua alegria e sua fé!”. 

Voto de confiança

O discurso mais vibrante foi de Caiado que pediu apoio para fazer um Goiás “solidário e com mão forte”. O senador pediu aos eleitores que trabalhem por Wilder Morais e Abigail. “Tenho uma chapa majoritária. Vejam aí: na minha chapa temos dois candidatos, Wilder e Kajuru. E vocês podem votar em dois. Decidam aí da forma que desejarem para que eu veja o bispo Abigail senador quando o Wilder for chamado para ocupar um ministério!”. 

Veja Também