Levantamento do Ibope revela Bolsonaro com 28%; Haddad, 19%

Jair Bolsonaro oscilou positivamente dois pontos, indo de 26% para 28%; Haddad cresceu 11 pontos percentuais

Postado em: 19-09-2018 às 08h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Levantamento do Ibope revela Bolsonaro com 28%; Haddad, 19%
Jair Bolsonaro oscilou positivamente dois pontos, indo de 26% para 28%; Haddad cresceu 11 pontos percentuais

Lucas de Godoi* 

O novo levantamento do Ibope, divulgada nesta terça-feira, traz o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) na liderança, com 28% das intenções de voto à presidência da República. A novidade da pesquisa é o rápido crescimento de Fernando Haddad (PT), indicado para concorrer ao Planalto no lugar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Haddad cresceu 11 pontos em uma semana e aparece isolado no segundo lugar, com 19%. 

Continua após a publicidade

Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT), que manteve 11%, seguido de Geraldo Alckmin (PSDB), que foi de 9% para 7%. Marina Silva (Rede) também recuou de 9% para 6% das menções. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Ciro e Alckmin estão tecnicamente empatados, assim como Alckmin e Marina.

O percentual de votos brancos e nulos voltou a cair, indo de 19% para 14%. Os entrevistados que não souberam ou não quiseram responder somaram 7%, assim como na pesquisa anterior.

Rejeição

O Instituto também checou o nível de rejeição dos candidatos. Nesse levantamento, os entrevistados podem citar mais de um candidato. Por isso, os resultados somam mais de 100%. O candidato Jair Bolsonaro lidera as rejeições, que chegam a 42%. 

Em seguida aparecem o petista Fernando Haddad, com 29%. Marina Silva (Rede) percebe 26%, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) é rejeitado por 20% do eleitorado. Ciro Gomes (PDT) tem a rejeição de 19% dos entrevistados, seguido de Henrique Meirelles (MDB), com 12% e Cabo Daciolo (Patriota), com 11%. José Maria Eymael (DC) tem 11%; Guilherme Boulos (PSOL) e Álvaro Dias (Podemos) aparecem com 10% cada; Vera Lúcia (PSTU) e João Amoêdo somam 9% cada e João Goulart Filho (PPL), 8%. (* Especial para O Hoje)

Intenção de voto

CANDIDATO  PERCENTUAL  

Jair Bolsonaro (PSL): 28%

Fernando Haddad (PT): 19%

Ciro Gomes (PDT): 11%

Geraldo Alckmin (PSDB): 7%

Marina Silva (Rede): 6%

Alvaro Dias (Podemos): 2%

João Amoêdo (Novo): 2%

Henrique Meirelles (MDB): 2%

Cabo Daciolo (Patriota): 1%

Guilherme Boulos (PSOL): 0%

Eymael (DC): 0%

João Goulart Filho (PPL): 0%

Vera (PSTU): 0%

Brancos e nulos: 14%

Não souberam ou não quiseram responder: 7%

 

Veja Também