Em evento com Caiado, FGM busca fortalecer gestão nos municípios

Ideia é promover o debate sobre gestão municipal e, além disso, conceder premiações a prefeitos e auxiliares

Postado em: 05-12-2023 às 08h30
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Em evento com Caiado, FGM busca fortalecer gestão nos municípios
A ideia, também afirma o prefeito, é a promoção “de um ambiente de aprendizado e networking para fortalecer a administração municipal” | Foto: Reprodução

Ano que vem é importante para as questões político-administrativas, sobretudo no que tange à municipalidade. Pensando nisso, haverá um evento, nos dias 6 e 7 de dezembro, promovido pela Federação Goiana de Municípios (FGM) no Centro de Convenções de Goiânia. Além de ter a oportunidade de conversar com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que vai comparecer, o presidente da FGM e organizador do evento, o prefeito Haroldo Naves, afirma que trata-se de um evento “abrangente e enriquecedor”, que tem “o intuito de fortalecer a gestão pública em nossos municípios”. 

“Acreditamos que será uma oportunidade única para os gestores trocarem experiências e adquirirem conhecimentos fundamentais para enfrentar os desafios que surgem em suas administrações e que virão no próximo ano. O Encontro Anual é fundamental para promover a integração entre os gestores municipais, fomentar o diálogo e discutir desafios e oportunidades que impactam diretamente em nossas cidades”, destaca Haroldo Naves. 

Haroldo lembra que o encontro teve início em 2018 para que os gestores tivessem “um espaço para que os gestores municipais pudessem discutir desafios comuns e se atualizar sobre temas relevantes para a gestão pública”. A ideia, também afirma o prefeito, é a promoção “de um ambiente de aprendizado e networking para fortalecer a administração municipal”. “A pandemia trouxe desafios significativos, e a FGM veio reestruturando o evento, agora com a feira de exposições para fornecer uma interação estratégica entre os participantes e oferecerá maior comodidade”, completa o prefeito. 

Continua após a publicidade

Na feira mencionada pelo presidente, empresas e instituições parceiras apresentarão serviços, tecnologia e soluções inovadoras para a gestão municipal. “Além disso, estamos programando apresentações culturais que valorizem a diversidade do estado. Vamos ter também palestras em diversas áreas da gestão pública, como a nova lei de licitações que entra em vigor no próximo ano, ou como obter mais receitas para os municípios, também teremos palestras para a área da assistência social, meio ambiente e outras áreas”, explica Haroldo, que complementa: “Teremos atendimento técnico com especialistas e premiações, o nosso objetivo é proporcionar aos participantes uma visão abrangente e aprofundada em suas respectivas áreas de atuação”. 

Outro destaque desta edição trata-se do suporte técnico direto aos gestores. “Para isso, teremos um espaço dedicado onde profissionais especializados estarão disponíveis para oferecer orientações e esclarecimentos sobre questões técnicas e práticas nas áreas da administração pública. Queremos que os participantes saiam do evento não apenas com conhecimento teórico, mas também com ferramentas práticas para aplicarem em seus municípios”, completa o prefeito Haroldo Naves.

A estrutura do evento consegue atender à expectativa de todo o público que esteja envolvido em uma administração. “Prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos, primeiras-damas, vereadores, secretários e gestores em geral. Queremos promover uma participação diversificada para enriquecer ainda mais as discussões e trocas de experiências”, esclarece Naves. 

A FGM também vai promover uma premiação. “O Índice de Gestão Eficaz é uma forma de reconhecer o esforço e a eficácia dos gestores em diferentes áreas, então esse índice analisa a capacidade de endividamento, gestão pública, saúde e educação. O prêmio foi criado em parceria com o Instituto Mauro Borges e é dividido por regiões, então mais de um município pode ganhar”, destaca.

Veja Também