Medalha imbrochável’de Bolsonaro a empresário ligado ao garimpo ilegal gera polêmica

Roberto Katsuda, investigado por financiamento a atos golpistas, recebe honraria enquanto CPMI buscava quebra de sigilo bancário

Postado em: 06-12-2023 às 19h11
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Medalha imbrochável’de Bolsonaro a empresário ligado ao garimpo ilegal gera polêmica
Foto: X

O ex-presidente Jair Bolsonaro entregou uma medalha de “imbrochável” a Roberto Katsuda, empresário vinculado à venda de retroescavadeiras usadas em garimpos ilegais na região amazônica. Katsuda, anteriormente investigado pela CPMI do 8 de janeiro por suspeita de financiamento a atos golpistas, também advoga por mudanças legislativas para permitir o garimpo em terras indígenas. A medalha, exibida em um vídeo no Instagram, ressalta a persistente utilização da expressão “imbrochável” por Bolsonaro desde 2018.

Roberto Katsuda é o proprietário da World Tractor, uma importadora de equipamentos pesados, incluindo retroescavadeiras, associadas ao garimpo ilegal em áreas sensíveis da Amazônia. Apesar das investigações, Katsuda foi agraciado com a medalha, enquanto a CPMI buscava a quebra de seu sigilo bancário com base em relatórios da Abin. A empresa de Katsuda, com pontos de venda próximos a terras indígenas, teve seu sigilo fiscal quebrado, mas não foi responsabilizada no relatório final da CPMI.

A atuação pró-garimpo de Katsuda se evidencia em sua participação em audiências que discutiam a legalização da atividade em terras indígenas, especialmente na região garimpeira do Brasil, em Itaituba, Pará. A empresa do empresário, a BMG Máquinas, teve seu sigilo fiscal quebrado, mas, assim como a filha de Katsuda, Bruna Maria Gravena Katsuda, não foi responsabilizada no relatório final da CPMI.

Continua após a publicidade

A presença de retroescavadeiras comercializadas pela empresa de Katsuda em áreas de garimpo ilegal na Amazônia levanta preocupações ambientais. A região, marcada por terras indígenas devastadas, enfrenta sérios impactos, como desmatamento e contaminação por mercúrio. O empresário, diante do aumento da pressão, diversifica seus negócios, envolvendo-se em empreendimentos como a MK Nelore e explorando novos mercados, como evidenciado por sua presença em Angola.

Em meio a críticas e preocupações com as implicações ambientais e sociais de suas atividades, Katsuda continua a expandir seus interesses comerciais. Sua participação na festa de aniversário de um deputado federal recentemente destaca a influência e conexões que mantém no cenário político. A discussão em torno das práticas de Katsuda e sua relação com Bolsonaro reflete um debate mais amplo sobre o desenvolvimento econômico versus a preservação ambiental na região amazônica.

Veja Também