Ibope mostra Jair Bolsonaro estacionado com 28%; Haddad cresce

Candidato do PSL para de crescer e petista sobe três pontos em relação a levantamento anterior

Postado em: 24-09-2018 às 21h00
Por: Lucas de Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: Ibope mostra Jair Bolsonaro estacionado com 28%; Haddad cresce
Candidato do PSL para de crescer e petista sobe três pontos em relação a levantamento anterior

(Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)

Novo levantamento do Ibope, divulgado nesta segunda-feira (24) revela crescimento do candidato petista Fernando Haddad. O substituto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa a ter 22% das intenções de voto. Na pesquisa do último dia 18 Haddad aparecia com 19%.

A pouco menos de duas semanas das eleições gerais, o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, parou de crescer e estacionou nos 28% das intenções de voto. 

Continua após a publicidade

Nas simulações de segundo turno, Bolsonaro passou a perder para todos os adversários, com exceção de Marina Silva (Rede), com quem empata.

A pesquisa também aponta Geraldo Alckmin (PSDB) com 8%; Marina Silva (Rede) possui 5%, seguido de João Amoêdo (Novo), com 3%; Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB) têm 2% cada um; Guilherme Boulos (PSOL), 1%; Cabo Daciolo (Patriota), Vera  Lúcia (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram.

Crescimento do rival

Desde o dia 11 de setembro, data em que Haddad foi oficializado como candidato do PT, a vantagem de Bolsonaro sobre ele caiu de 18 pontos porcentuais para 6. O petista é agora o único presidenciável que apresenta tendência de alta em toda a série de cinco pesquisas Ibope divulgadas desde 20 de agosto, e se manifesta como o principal adversário do líder das pesquisas. 

Além de se aproximar do primeiro colocado, o ex-prefeito de São Paulo também ampliou a vantagem sobre o terceiro colocado, Ciro Gomes (PDT), de 8 para 11 pontos porcentuais. Ciro tem 11% das preferências, mesma taxa da pesquisa anterior do Ibope, divulgada na última terça-feira.

O Instituto também quis saber qual o nível de rejeição dos candidatos. Como os entrevistados podem citar mais de um nome, os resultados somam mais de 100%.

Jair Bolsonaro garantiu 46% das rejeições, seguido de Fernando Haddad, que aparece com 30%. Marina tem 25%; Alckmin somam 20%, depois Ciro com 18%. Meirelles, Cabo Daciolo, Eymael e Boulos são rejeitados por 11% cada um; Alvaro Dias, Amoêdo e João Goulart foram citados por 9% cada um. 2% afirmaram poder votar em todos os candidatos e 7% não souberam responder. 

Metodologia

O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O Ibope ouviu 2.506 eleitores entre o último sábado (22) e domingo (23). 

Veja Também