Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná se manifesta por cassação de Moro

Manifestação é de quinta-feira (14)

Postado em: 15-12-2023 às 08h28
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná se manifesta por cassação de Moro
Manifestação é de quinta-feira (14) (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

A Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná pediu a perda de mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) por abuso de poder econômico durante a pré-campanha eleitoral de 2022. A manifestação é de quinta-feira (14).

Escrevem os procuradores regionais eleitorais Marcelo Godoy e Eloisa Helena Machado: “Diante de todo o expendido neste parecer, somente baseado no que consta dos autos, a Procuradoria Regional Eleitoral no Paraná manifesta-se pelo julgamento de procedência parcial dos pedidos formulados (…) a fim de que se reconheça a prática de abuso do poder econômico, com a consequente cassação da chapa eleita para o cargo majoritário de senador da República e decretação da inelegibilidade dos srs. Sergio Fernando Moro e Luís Felipe Cunha.”

No último dia 7, o senador foi ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para depor sobre o caso. Ele respondeu as questões do relator e do Ministério Público, mas não dos advogados do PT e do PL, que movem a ação.

Continua após a publicidade

Os partidos acusam o congressista de abuso de poder econômico, arrecadação e gastos eleitorais ilícitos, e mau uso dos meios de comunicação. Parecer assinado por Marcelo Godoy e Eloisa Helena Machado descartou uso indevido de comunicação social e de caixa dois.

Ainda segundo as siglas, que pedem a cassação e inelegibilidade por 8 anos, existem irregularidades nas contas de Moro. Elas também argumentam que ele se beneficiou de verba do Podemos, partido que foi pré-candidato à presidência, mas migrou para o União Brasil para concorrer ao Senado.

Veja Também