Segunda-feira, 01 de julho de 2024

“Quem filia sabe que vamos caminhar com Rogério”, diz presidente do Solidariedade

Legenda é hoje a maior da Câmara de Goiânia com sete vereadores; três filiaram nesta semana

Postado em: 18-12-2023 às 08h26
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: “Quem filia sabe que vamos caminhar com Rogério”, diz presidente do Solidariedade
Legenda é hoje a maior da Câmara de Goiânia com sete vereadores; três filiaram nesta semana | Foto: Reprodução

O Solidariedade chegou a sete vereadores em Goiânia e passou a bancada do MDB, que são seis. Estão filiados pela legenda os parlamentares: Anderson Sales, Bill Guerra, Gabriela Rodart, Igor Franco, Joãozinho Guimarães, Leandro Sena e Ronilson Reis. Presidente da legenda em Goiás, Denes Pereira afirma que, “quem vem, sabe que o Solidariedade vai caminhar com o prefeito Rogério [Cruz (Republicanos)]”.

Na última terça-feira (12), três parlamentares se filiaram: Leandro Sena, Ronilson Reis e Gabriela Rodart. Além disso, recentemente assumiu Bill Guerra. Ele ocupa o lugar de Léo José, que perdeu mandato após a Justiça eleitoral cassar os votos da chapa de vereadores do PTB em 2020, partido pelo qual ele se elegeu, por problemas com a cota de gênero. 

Enquanto Sena e Ronilson estavam sem partido, Gabriela Rodart era do PTB. A sigla que ela presidia em Goiânia se fundiu ao Patriota, formando o PRD. Por causa da junção, a lei eleitoral permite que ela troque de legenda antes da janela partidária, sem risco de perder o mandato por infidelidade partidária. 

Continua após a publicidade

Líder do bloco Vanguarda e filiado ao partido, o vereador Igor Franco descarta uma mudança de formação – com a criação de um bloco partidário do Solidariedade, como existe o do MDB. “Quando compõe bloco, a título de computar números para proporcionalidade da Câmara, computamos como bloco e não como partido. Se não estivéssemos, aí seria partido. Hoje o Solidariedade tem sete vereadores, mas para a análise de proporcionalidade a maior bancada é o Bloco Vanguarda, que [também] tem sete integrantes.”

Sem imposição

O próprio Denes, que também é secretário de Infraestrutura da capital, afirma que não é o intento do partido criar um bloco. Segundo ele, as filiações são pensando na chapa de vereadores de 2024. “Pensando na eleição”, argumenta. “Vamos fazer uma chapa intermediária [que não precise de tanto voto por candidato], como fizemos na eleição de deputado estadual”, esclarece. 

Em 2022, Denes era presidente do PRTB, que tinha três deputados e elegeu quatro. “Faltou muito pouco para o quinto.” A ideia dele é seguir a mesma linha nas eleições municipais e manter a maior bancada partidária da Câmara de Goiânia.

Sobre estar na base de Rogério, o presidente do Solidariedade diz não se tratar de uma imposição e garante que dissidentes não serão expulsos do partido. “Após a pessoa filiar, vamos conversar para trazer para mais perto, mas sempre respeitando a posição de cada um. Nada é imposto. Quem vem, sabe que o Solidariedade vai caminhar com o prefeito Rogério. Mas não temos unanimidade em lugar nenhuma na vida, né?”, questiona de bom humor.

MDB

Como mencionado, o MDB é o segundo partido em vereadores na casa, com seis parlamentares. São eles: Anselmo Pereira, Denício Trindade, Dr. Gian, Henrique Alves, Izídio Alves e Kleybe Morais. Na Casa, a legenda faz base para o prefeito Rogério Cruz. Nas eleições, contudo, deverá ter candidato próprio ou apoiar o nome indicado pela base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

Veja Também