Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Vanderlan trabalha por Goiânia de olho em Senador Canedo

Senador tem votos, ao contrário de muitos adversários, o que pode influir diretamente na disputa em ambos os municípios

Postado em: 27-12-2023 às 07h30
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Vanderlan trabalha por Goiânia de olho em Senador Canedo
Vale lembrar que Cardoso chegou a disputar o segundo turno em 2020, quando perdeu para Maguito Vilela | Foto: Montagem

Nem as festanças de fim de ano silenciam as especulações em torno de como grupos políticos se movimentam em prol da disputa político-eleitoral municipal ano que vem, quando o eleitorado brasileiro vai escolher vereadores e prefeito dos municípios. Não é diferente para Senador Canedo, uma importante geopolítica que,disparam otimistas governistas, têm como favorito o atual gestor, e aliado do governador Ronaldo Caiado, o prefeito Fernando Pellozo, do União Brasil. 

O ex-prefeito Divino Lemes, do PSDB, parece ter algum estímulo, pois tem aparecido na corrida eleitoral ao mesmo tempo em que o nome da ex-primeira-dama, Isaura Cardoso, percorre boca a boca os diretórios municipais, restaurantes e gabinetes. Isaura é suplente do senador Wilder Morais, do Partido Liberal (PL). 

Isaura pode concorrer em Senador Canedo, caso o marido, o senador Vanderlan Cardoso, desista – o que é praticamente impossível – de disputar a prefeitura de Goiânia. Presidente do PSD, Vanderlan tem um quê de expectativa em dar a volta por cima tanto na corrida por Goiânia quanto em Senador Canedo. O consenso, contudo, é que o senador – que tem às mãos uma das comissões mais importantes do Senado, a Comissão de Assuntos Econômicos – deverá fazer vista grossa para Pellozo e dar aval ao próprio grupo, que ainda está no primeiro escalão do gestor mesmo depois das rusgas partidárias.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, embora saiba que é possível que não tenha apoio algum do Palácio das Esmeraldas, pois é rompido com Caiado e ainda mais com Daniel Vilela, o vice-governador e o todo-poderoso do MDB goiano. Vanderlan precisa pisar em ovos, mas, de qualquer forma, é visto como impeditivo para muitos grupos políticos – tanto em Senador Canedo quanto na capital. Vanderlan tem votos. 

Tem votos em Goiânia, claro, onde deverá disputar e realizar o sonho de ser o prefeito de uma das cidades mais cobiçadas do País. Vale lembrar que Cardoso chegou a disputar o segundo turno em 2020, quando perdeu para Maguito Vilela que, tendo o atual prefeito, Rogério Cruz, como vice, perdeu a sua maior disputa: contra a Covid-19, morrendo logo depois do pleito. 

Vanderlan tentou emplacar algumas teorias sobre o estado de saúde do oponente, o que impulsionou a raiva de muitos atores políticos da capital. Já em Senador Canedo, Vanderlan sabe que vai ter dificuldade de mudar o tabuleiro tendo Pellozo, personagem que o próprio senador criou, à frente das intenções de voto. 

O melhor seria, dizem nos bastidores aliados de Vanderlan e do Pellozo, é que ambos caminhem na mesma direção, não apenas como consenso, mas como estratégia de permanência do poder. Afinal, Pellozo é a cria. Vanderlan, o criador.  

Recentemente, o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, em entrevista à reportagem do jornal O Hoje, afirmou, acerca da sua relação com o seu ex-líder: “Eu não trabalho com rupturas, a gente usa a política para atender os interesses da cidade. Hoje a gente está no grupo do Caiado, isso é um fato, é uma escolha nítida. E o apoio do Vanderlan Cardoso vai depender dele. Ele pode nos apoiar, pode não apoiar, como ele disse, né? Mas, assim, seria importante, mas é uma decisão dele que a gente respeita”.

Veja Também