De olho em 2026, Vanderlan pode emplacar esposa em Senador Canedo 

Caso Izaura concorra na cidade, Cardoso ficará de fora do páreo em Goiânia, destaca aliado; se o político, porém, entrar na disputa pela capital, ele pode caminhar com o atual prefeito da cidade vizinha

Postado em: 29-12-2023 às 11h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: De olho em 2026, Vanderlan pode emplacar esposa em Senador Canedo 
Aliados de Vanderlan relataram ao Jornal O Hoje que a possibilidade depende da decisão do senador sobre Goiânia | Foto: Reprodução

Francisco Costa e Wilson Silvestre

Presidente do PSD, o senador Vanderlan Cardoso pode emplacar a esposa Izaura Cardoso (PSD) como pré-candidata à prefeitura de Senador Canedo. O congressista apoiou o atual prefeito, Fernando Pellozo, em 2020, mas o gestor deixou o PSD e migrou para o partido do governador Ronaldo Caiado, o União Brasil.

Aliados de Vanderlan relataram ao Jornal O Hoje que a possibilidade depende da decisão do senador sobre Goiânia. “Caso ele concorra na capital, Izaura não disputa em Senador Canedo. Esse tipo de situação, mesmo que não seja verdade, dá uma ideia de poder, de querer duas cidades”, justifica uma fonte. 

Continua após a publicidade

Questionada sobre as chances de Cardoso não concorrer em Goiânia, a pessoa afirma que a probabilidade já é discutida há algum tempo. “Ele pode trabalhar prefeitos pelo interior, inclusive Senador Canedo, que é importante para ele e disputar o governo em 2026.” A análise é que a próxima disputa estadual pode ser “menos difícil”, uma vez que Caiado sai de cena e o vice-governador, Daniel Vilela (MDB), pode não estar “tão viável”.

“Pode ser um novo Zé Eliton”, faz menção ao sucessor de Marconi Perillo (PSDB), que terminou a disputa em terceiro lugar, em 2018. A fonte avalia, todavia, que o tucanato já vinha em queda, diferente de Caiado, que segue em alta. Então, a análise segue de forma meticulosa.

Mas de volta a Izaura, houve um levantamento na cidade, conforme relatado, e o nome dela tem respaldo. Atualmente, ela é suplente do senador Wilder Morais (PL). “Ela tem vontade. Depois de entrar em uma eleição e rodar pelo Estado, empolgou. Tomou gosto”, relatou.

O Jornal O Hoje procurou o prefeito Fernando Pellozo, por meio de sua assessoria, para comentar sobre a possibilidade de enfrentar Izaura, no pleito de 2024. Até o fechamento não houve retorno.

É preciso destacar, contudo, que, caso o congressista decida por disputar em Goiânia, a fonte aposta que ele ainda poderá compor com Pellozo, indicando o vice. Segundo ele, apesar de diferenças políticas, Cardoso ainda tem “amizade e proximidade com o prefeito”. 

Candidatos

Izaura ainda é uma possibilidade. Fernando Pellozo, claro, é nome natural à reeleição. Além deles, Senador Canedo reúne outras figuras políticas que podem concorrer à prefeitura, como o ex-prefeito Divino Lemes (PDT). 

O outro ex-prefeito que pode entrar indiretamente é Misael Oliveira (PRD). Circulam nos bastidores que ele deve apoiar a esposa, Eliete Gonçalves (PRD). Quem também tem circulado pela cidade é o pré-candidato Alexandre Braga (Agir). O empresário da comunicação deixou o MDB, uma vez que o partido do vice-governador Daniel Vilela pode bancar o ex-deputado estadual Henrique Arantes (MDB). 

Como Pellozo está no União Brasil, é possível que o MDB recue, visto a composição Caiado-Daniel. Apesar disso, Arantes declarou, há alguns meses, que isso não seria empecilho. “O MDB sempre será parceiro do União Brasil em Goiás. Se o MDB conquistar a prefeitura de Senador Canedo, a prefeitura vai continuar na base do governador Ronaldo Caiado”, pontuou, à época, ao Diário de Goiás.

Por fim, o partido Novo também deve entrar na disputa. A sigla lançou, em outubro, a pré-candidatura do jornalista e empresário Milter Mayer.

Goiânia

Caso Vanderlan fique fora da disputa em Goiânia, o senador pode indicar um outro nome do PSD ou mesmo apoiar outra legenda. A aposta seria o PL, partido de Wilder, que a esposa é suplente. Isso, contudo, não deve acontecer caso o candidato seja o deputado federal Gustavo Gayer (PL), uma vez que eles não possuem boa relação. 

Conforme apurado pela equipe de reportagem, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, determinou aos presidentes regionais que se empenhem em lançar candidaturas nas principais cidades do País, uma vez que sigla lidera em número de Paços no País, seguida pelo MDB. Goiânia é vista como município importante, o que vai pesar na decisão de Vanderlan.

Veja Também