Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Vanderlan e Kajuru vão ao Senado

Ex-prefeito de Senador Canedo conquistou mais de 1,7 milhão de votos válidos. Vereador de Goiânia angariou cerca de 1,6 milhão

Postado em: 08-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Vanderlan e Kajuru vão ao Senado
Ex-prefeito de Senador Canedo conquistou mais de 1,7 milhão de votos válidos. Vereador de Goiânia angariou cerca de 1,6 milhão

Lucas de Godoi* 

Os candidatos Vanderlan Cardoso (PP) e Jorge Kajuru (PRP) foram eleitos senadores por Goiás, com 31,35% e 28,23% dos votos, respectivamente. Eles venceram os atuais representantes da bancada goiana no Senado. Marconi Perillo, que liderou as principais pesquisas, ficou em quinta colocação, com 7,55% dos votos válidos.

Continua após a publicidade

A senadora Lúcia Vânia (PSB) também se mantinha na linha de frente ao Senado, ela aparecia em segundo lugar nos levantamentos. Mas na reta final, a última sondagem, realizada pelo Instituto Ibope, encomendado pela TV Anhanguera clareou o cenário. A queda de Marconi ocorreu dias depois de deflagrada em Goiânia a Operação Cash Delivery, que investiga o envolvimento do político ao recebimento de recursos da empreiteira Odebrech. 

No dia 28 de setembro, o ex-presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), Jayme Rincón foi preso pela Polícia Federal. De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal de Goiás (MPF-GO), Rincón seria o braço direito de Perillo e o responsável por receber os valores. Na casa do motorista dele, o policial militar Márcio Garcia de Moura, a polícia encontrou R$ 940 mil reais em espécie. Jayme foi liberado através de um habeas corpus na última sexta-feira (5). 

Wilder Moraes (DEM), que recebeu 14,4% dos votos, assumiu o mandato de Senador em 2012, com a cassação do colega de partido Demóstenes Torres. Eleita em 2010, Lúcia Vânia (PSB) obteve 9,35% dos votos e se licenciou do mandato de senadora em setembro deste ano.

Propostas

Vanderlan Cardoso recebeu a confiança de 1.729.637 eleitores. Ele credita o sucesso da campanha ao discurso propositivo, pautado por propostas exequíveis. “Nos apresentamos com propostas e em todas as campanhas que eu faço, não entro em polêmicas, sempre apresento propostas. Esse foi o fator, foi uma campanha bonita e as pessoas acreditaram nas nossas propostas”, disse Vanderlan Cardoso em rápida coletiva de imprensa, logo após ser confirmado vencedor. 

Vanderlan é empresário do ramo alimentício e tem 55 anos. Ele foi prefeito de Senador Canedo entre 2005 e 2010 e ao deixar o cargo, teve grande aprovação. Ele se candidatou ao governo goiano nas duas últimas eleições e também tentou se eleger à prefeitura de Goiânia, porém sem sucesso. 

Jorge Kajuru foi eleito o vereador mais bem votado por Goiânia em 2016. Desde 1970, ele trabalhou em emissoras de rádio e TV como jornalista e comentarista de esportes, ganhando notoriedade por se posicionar com opiniões firmes. Entre 1997 e 2003, foi proprietário da empresa Rádio K. Sua campanha foi pautada, principalmente na denúncia de corrupção. O candidato não informou à imprensa o local de sua votação e não concedeu entrevistas após o resultado.  (* Especial para O Hoje) 

Veja Também