Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Oposição pulverizada favorece projeto de Pellozo em Senador Canedo

A avaliação é que o prefeito, em paralelo à questão administrativa, também tem feito o dever de casa do ponto de vista político

Postado em: 10-01-2024 às 08h30
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Oposição pulverizada favorece projeto de Pellozo em Senador Canedo
Enquanto em certos municípios os atuais gestores poderão brigar pela reeleição, em outros, alguns nomes têm como principal desafio encontrar um sucessor | Foto: Reprodução

Não há outro assunto nos bastidores da política goiana senão as eleições de 2024. Players políticos de diferentes regiões de Goiás, e do Brasil, já se organizam de olho na disputa que se avizinha — desde o encerramento da disputa eleitoral de 2022, inclusive.  

Nesse processo, alianças foram feitas, outras desfeitas, enquanto outras seguem, ainda, sob análise. Tudo isso em busca de um único propósito: chegarem fortes no pleito daqui a oito meses. 

Uns casos são mais fáceis do que outros. Enquanto em certos municípios os atuais gestores poderão brigar pela reeleição, em outros, alguns nomes têm como principal desafio encontrar um sucessor. 

Continua após a publicidade

Tratando-se, especificamente, do município de Senador Canedo, o comentário é que o prefeito Fernando Pellozo “vai bem”. Pesquisas de consumo interno revelam o atual prefeito na dianteira. Segundo fontes consultadas pela reportagem, isso se deve, claro, ao bom trabalho desempenhado por Pellozo nos últimos anos, mas não só.

Um dos fatores passa pela falta de adversários políticos de peso. O principal nome de oposição ao atual gestor é o do ex-prefeito Divino Lemes (PSDB). O tucano, apesar de representar uma alternativa à gestão de Pellozo, também conta, segundo as mesmas fontes, com certa resistência por parte significativa da população.

Apesar disso, Divino segue como o mais forte dos nomes da oposição, ocupando, inclusive, lugar de destaque nas pesquisas internas do grupo governista. 

Ainda há muita água para passar debaixo da ponte até as eleições de 2024. A sensação em Senador Canedo, porém, é que não devem surgir grandes novidades no cenário político até a disputa. 

A oposição, avaliam os consultados, até tentou direcionar as críticas aos problemas crônicos de Senador Canedo. Obras pontuais encabeçadas por Pellozo, porém, silenciou os ataques. Dentre elas, principalmente, as ligadas ao serviço de tratamento e distribuição de água. 

A avaliação é que o prefeito, em paralelo à questão administrativa, também tem feito o dever de casa do ponto de vista político. Hoje, poucos gestores dentre os 246 municípios do Estado têm tanto prestígio com o governador Ronaldo Caiado (UB) quanto ele. Conforme já mostrado pela reportagem, Pellozo é considerado pela alta cúpula caiadista como “homem de palavra”. 

Apesar do contencioso com o ex-prefeito da cidade, Vanderlan Cardoso (PSD), depois que optou pelo desembarque do partido presidido por seu ‘padrinho político’, o prefeito se filiou ao União Brasil, de Caiado. O convite partiu do próprio governador. O prefeito, por sua vez, não titubeou e agarrou a chance de ficar mais próximo do homem mais importante, atualmente, da política goiana. 

Agora, circulam rumores na cidade de que Vanderlan pode lançar sua esposa, Isaura Cardoso, à prefeitura. Com isso, ela figuraria como uma nova alternativa. A possibilidade, no entanto, é encarada com desconfiança por integrantes do Paço e da oposição. 

O entendimento é que dificilmente Vanderlan deixaria de concorrer em Goiânia em seu melhor momento político para emplacar a esposa na cidade vizinha a capital. Sendo assim, ainda que Vanderlan decida não apoiar Pellozo em seu projeto de reeleição, a leitura seguirá a mesma: com o apoio de Caiado, a recondução do prefeito é praticamente certa. 

Veja Também