Lula e Peña discutem tarifas de Itaipu, mas não chegam a acordo

Presidentes Lula e Peña se reúnem em Brasília para discutir revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, mas divergências sobre valor da tarifa impedem acordo

Postado em: 15-01-2024 às 22h13
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Lula e Peña discutem tarifas de Itaipu, mas não chegam a acordo
Peña afirmou que a reunião foi "sincera, aberta e construtiva" e enfatizou que as posições de ambos os países foram compartilhadas | Foto: Marcelo Camargo/ABr

Em encontro no Palácio do Itamaraty, em Brasília, nesta segunda-feira (15), o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, discutiram a revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, que dispõe sobre as bases financeiras e de prestação dos serviços de eletricidade do empreendimento.

Lula afirmou que o Brasil e o Paraguai têm divergências sobre o valor da tarifa da energia gerada por Itaipu. O Brasil defende o valor de US$ 16,71 por quilowatt, enquanto o Paraguai pleiteia um valor maior.

“Agora é o Brasil que tem que ir a Assunção para que a gente possa continuar as tratativas para encontrar uma solução definitiva”, disse Lula. Peña, por sua vez, afirmou que a reunião foi “sincera, aberta e construtiva” e enfatizou que as posições de ambos os países foram compartilhadas.

Continua após a publicidade

Após 50 anos, Brasil e Paraguai trabalham para a revisão do Anexo C. A empresa binacional conta com orçamento anual de cerca de US$ 3,5 bilhões, dos quais quase 70% destinavam-se ao pagamento da dívida do Paraguai com a construção da hidrelétrica. Com a quitação da dívida, em fevereiro deste ano, o Anexo C poderá ser revisado.

Além da revisão do Anexo C, os presidentes também discutiram a construção de uma nova ponte de integração binacional entre os dois países, em Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul.

Veja Também