Lewandowski pediu integração das polícias e combate ao crime organizado, diz Sarrubbo

Sarrubbo foi convidado por Lewandowski para assumir o posto de secretário nacional de Segurança Pública

Postado em: 18-01-2024 às 17h08
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Lewandowski pediu integração das polícias e combate ao crime organizado, diz Sarrubbo
Sarrubbo foi convidado por Lewandowski para assumir o posto de secretário nacional de Segurança Pública. | Foto: Governo de São Paulo

O futuro secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, disse, à CNN, que o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, pediu por integração das polícias e Ministérios Públicos, além de combate ao crime organizado.

“O pedido principal que ele fez é para que eu trouxesse também não só a expertise, mas que eu pudesse trazer a atuação dos Ministérios Públicos estaduais nesse campo da segurança pública e, notadamente, no combate às organizações criminosas. Toda expertise, mas mais do que isso: unir cada vez mais os Ministérios Públicos estaduais e iniciar uma convergência com o MPF, com as forças federais, como por exemplo, Polícia Federal, e polícias dos estados. Esse é o grande pedido do ministro: integração”, disse.

Sarrubbo foi convidado por Lewandowski para assumir o posto. Ele afirmou, poré, que ainda a data de início no cargo ainda não está definida, uma vez que ele permanece como procurador-geral de Justiça de São Paulo.

Continua após a publicidade

O mandato no Ministério Público, originalmente, acabaria em abril. Como seu ingresso no MP ocorreu após a promulgação da Constituição Federal de 1988, Sarrubbo terá de se aposentar para assumir o cargo no Executivo.

“Claro que abril não existe essa possibilidade, eu vou antecipar, a gente só está discutindo como e quando”, explicou.

Sobre sua equipe, ele afirmou que está “pensando alguns nomes”, mas ainda deve se reunir com Lewandowski antes de qualquer decisão.

Veja Também